O Flamengo superou o Palmeiras por 2 a 0, neste domingo, no Allianz Parque, e entrou de vez na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. O goleiro Rossi defendeu um pênalti cobrado por Piquerez no primeiro tempo. Na segunda etapa, Arrascaeta abriu o placar em cobrança de pênalti, e Ayrton Lucas fechou a vitória rubro-negra. Com esse resultado, o time comandado por Filipe Luís chega a 21 pontos, apenas um atrás do líder Palmeiras, que permanece no topo com 22 após dez rodadas.
O Verdão começou pressionando, mantendo a posse no campo de ataque e buscando cruzamentos. Aos 11 minutos, um levantamento de Facundo Torres bateu na mão de Varela dentro da área, e o árbitro Ramon Abatti Abel marcou pênalti após revisão no VAR. Na cobrança, Piquerez bateu no canto direito, mas Rossi fez uma grande defesa, aos 16 minutos. Depois disso, o Flamengo conseguiu equilibrar as ações, ficou mais tempo com a bola, mas teve dificuldades para criar chances claras. A melhor oportunidade surgiu aos 50 minutos, quando Bruno Henrique finalizou, mas a bola desviou na defesa e saiu.
O segundo tempo foi ainda mais truncado, e o Flamengo sofreu uma baixa logo aos 11 minutos, quando Gerson precisou ser substituído após sentir dores no joelho. Aos 21, Arrascaeta foi derrubado na área por Murilo, que colocou a mão em seu corpo. Inicialmente, o árbitro mandou seguir, mas, após análise no VAR, assinalou o pênalti. Na cobrança, Arrascaeta deslocou Weverton e colocou o Flamengo na frente, aos 27 minutos. Atrás no placar, o Palmeiras partiu para o ataque, criou boas chances com Mauricio, aos 31, e Flaco López, aos 33, mas não conseguiu marcar. Já o Flamengo aproveitou um lateral bem executado e, aos 41 minutos, Ayrton Lucas marcou o segundo, sacramentando a vitória.

Mesmo com a derrota, o Palmeiras se mantém na liderança com 22 pontos, enquanto o Flamengo encosta na vice-liderança com 21. A disputa pela ponta do Brasileirão promete ser intensa nas próximas rodadas.
As duas equipes agora voltam suas atenções para a Conmebol Libertadores. Na quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), o Palmeiras recebe o Sporting Cristal, do Peru, já com a melhor campanha geral assegurada. O Flamengo, por sua vez, enfrenta o Deportivo Táchira, da Venezuela, no Maracanã, buscando confirmar sua classificação para as oitavas de final. Pelo Brasileirão, o Verdão visita o Cruzeiro no próximo domingo, enquanto o Rubro-Negro encara o Fortaleza, também no domingo, no Maracanã. Esses serão os últimos compromissos antes da viagem para a disputa do Mundial de Clubes.