O Santos iniciou o Campeonato Paulista de 2026 com vitória. Na tarde deste sábado, na Vila Belmiro, o Peixe saiu atrás no placar diante do Novorizontino, mas reagiu no segundo tempo e buscou a virada por 2 a 1, com gols de Gabriel Barbosa e Thaciano.
Principal reforço santista para a temporada, Gabigol fez sua reestreia como titular, permaneceu em campo durante os 90 minutos e teve atuação decisiva ao marcar o gol de empate. Pelo desempenho, o camisa 9 foi eleito o melhor jogador da partida.
Mesmo com ausências importantes, o Santos manteve competitividade e buscou soluções dentro de casa, integrando jovens do sub-20 ao elenco para suprir as baixas na estreia. Neymar, em recuperação de uma artroscopia no joelho, não teve condições de jogo, mas acompanhou a partida na Vila Belmiro.
Outro nome presente no estádio foi o meio-campista Gabriel Menino, que pertence ao Atlético-MG e está próximo de ser anunciado como reforço do Santos. O jogador acompanhou a estreia do elenco e já teve o primeiro contato com o ambiente do clube.
Veja mais:
Santos encara estreia do Paulistão com sete desfalques e aposta em Gabigol | UNIÃO SPORTS RADIO
Peixe negocia com o Atlético-MG e se aproxima de acordo por Gabriel Menino | UNIÃO SPORTS RADIO
Durante entrevista coletiva, o técnico Vojvoda valorizou o impacto de Gabriel Barbosa no grupo, destacando a experiência do atacante e a influência exercida sobre os atletas mais jovens.
— Jogador com muita experiência no futebol brasileiro e internacional. Ele tem uma estrela especial em jogos grandes e costuma decidir. A adaptação foi rápida, e a relação dele com os meninos é muito boa — afirmou o treinador.
Como foi o jogo
Primeiro tempo
O Novorizontino foi mais eficiente na etapa inicial da partida na Vila Belmiro. O Santos começou em ritmo intenso e chegou a marcar logo aos dois minutos com Gabigol, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento na origem da jogada. Após o início animador do Peixe, o time do interior se organizou melhor em campo, passou a controlar o meio-campo e aproveitou uma falha de marcação para abrir o placar. Rômulo encontrou Diego Galo livre, que entrou na área e finalizou com firmeza. O Novorizontino ainda teve chances de ampliar, mas esbarrou nas boas defesas de Gabriel Brazão. Ao fim do primeiro tempo, a torcida santista demonstrou insatisfação com vaias e pedidos por mudanças.
Segundo tempo
No intervalo, o técnico Vojvoda promoveu alterações, e o Santos voltou mais agressivo. Mesmo assim, o Novorizontino iniciou a segunda etapa criando boas oportunidades e levou perigo ao gol santista. Com o passar dos minutos, o Peixe cresceu, aumentou a pressão e chegou ao empate quando Gabigol aproveitou o rebote dentro da área e finalizou com categoria. A partir daí, o Santos assumiu o controle da partida, criou novas chances e chegou a acertar o travessão. Já nos minutos finais, Igor Vinícius avançou pela direita e cruzou na medida para Thaciano se antecipar à marcação e garantir a virada na Vila Belmiro.
FICHA TÉCNICA
Santos 2 x 1 Novorizontino
Competição: Campeonato Paulista – 1ª rodada
Data: 10 de janeiro de 2026
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Bruno Silva de Jesus
Quarto árbitro: Salim Fende Chavez
VAR: Daiane Muniz
Gols:
-
Diego Galo, 24’ do 1º tempo (Novorizontino)
-
Gabriel Barbosa, 6’ do 2º tempo (Santos)
-
Thaciano, 44’ do 2º tempo (Santos)
Cartões amarelos:
-
Rollheiser, Gustavo Henrique e Zé Ivaldo (Santos)
SANTOS: Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Zé Ivaldo (Luan Peres, aos 41’/2ºT) e Escobar; João Schmidt (Gustavo Henrique, aos 21’/2ºT), Willian Arão e Rollheiser (Thaciano, aos 21/2ºT); Caballero (Robinho Jr, no intervalo), Lautaro Díaz (Mateus Xavier, aos 30’/2ºT) e Gabriel Barbosa. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
NOVORIZONTINO: Jordi; Juan Alvariño, Gabriel Bahia, Patrick e Mayk; Luís Oyama (Vinícius Paiva, aos 41’/2ºT), Léo Naldi e Rômulo (Juninho, aos 32/2ºT); Tavinho (Airton Moisés, aos 26’/2ºT), Diego Galo (Nícolas Careca, aos 26’/2ºT) e Robson (Mateus Bianqui, aos 41/2ºT). Técnico: Enderson Moreira












