O brasileiro Gabriel Bortoleto conheceu nesta quarta-feira, em Munique, na Alemanha, o carro que pilotará na temporada de 2026 da Fórmula 1. A equipe Sauber, que será rebatizada como Audi, revelou oficialmente sua nova identidade visual durante um evento que reuniu jornalistas e convidados.
O modelo, batizado de R26, marca o início da era da Audi na categoria. O tradicional verde da Sauber foi substituído por uma pintura nas cores prata, preto e vermelho, que remetem às vitórias da montadora em campeonatos como o WEC e o WRC. Entusiasmado, Bortoleto falou sobre a emoção de representar a nova equipe.
“Fazer parte da Audi é um sonho que se tornou realidade. Meu ídolo é Ayrton Senna, e foi ele quem trouxe a Audi para o Brasil. Quando o projeto da Audi F1 começou, tive a chance de estar envolvido desde o início. Estou vivendo meu sonho de correr na Fórmula 1 e ajudar a construir uma equipe do zero. Vamos viver cada momento juntos até nos tornarmos vencedores”, afirmou o piloto.

Diferente de outras fabricantes, a Audi construirá o próprio motor, um dos principais desafios do novo regulamento técnico de 2026, que trará motores híbridos com maior eletrificação e o uso de combustível totalmente sustentável. O chefe do projeto Audi F1, Mattia Binotto, comentou sobre o processo de desenvolvimento.
“A Fórmula 1 é um ambiente extremamente competitivo. Tornar-se campeão é uma jornada de progresso. Erros vão acontecer, mas aprender com eles é o que nos fará evoluir. Esse é um esforço coletivo — engenheiros, mecânicos, designers, parceiros — todos contribuem para o mesmo objetivo. Quando ligarmos o carro pela primeira vez, não será apenas uma máquina ganhando vida, mas a concretização da paixão e da ambição de centenas de pessoas”, destacou.

Sem estipular metas para o primeiro ano, a Audi F1 projeta 2030 como o prazo para brigar por vitórias e títulos. O CEO da marca, Gernot Dollner, reforçou o compromisso de longo prazo e a importância do projeto para o futuro da montadora.
“A Fórmula 1 será um catalisador para tornar a Audi mais ágil, inovadora e competitiva. Não estamos entrando apenas para participar — queremos vencer. Sabemos que não se constrói uma equipe de ponta da noite para o dia. É preciso tempo, perseverança e questionar constantemente o status quo. Até 2030, queremos lutar pelo título mundial”, afirmou o executivo.
A apresentação revelou apenas as cores oficiais do carro, enquanto o desenho aerodinâmico final será mostrado nos testes de pré-temporada no início de 2026. A nova era da Fórmula 1 começa em 8 de março de 2026, com o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne.












