A espera acabou: Gabriel Bortoleto finalmente conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1. O brasileiro terminou o GP da Áustria deste domingo (29) em oitavo lugar e marcou quatro pontos para a Sauber, encerrando uma sequência de 11 corridas fora da zona de pontuação. Com apenas 20 anos, oito meses e 15 dias, ele se tornou o piloto mais jovem do Brasil a pontuar na principal categoria do automobilismo.
Até então, o recorde era de Felipe Massa, que somou seu primeiro ponto no GP da Malásia de 2002, também pela Sauber, ao terminar em sexto. Massa, inclusive, era o último brasileiro a pontuar na F1 até este fim de semana, com seu décimo lugar no GP de Abu Dhabi de 2017 — há 2.770 dias.

Bortoleto é agora o 20º piloto brasileiro a marcar pontos na história da Fórmula 1. Ele já supera nomes como Wilson Fittipaldi, Ricardo Zonta, Chico Serra e Chico Landi no ranking histórico de pontuação. O jovem ainda se junta a Rubens Barrichello entre os brasileiros mais precoces a pontuar; Rubinho conseguiu o feito aos 21 anos, cinco meses e um dia, no GP do Japão de 1993.
O primeiro brasileiro a alcançar a zona de pontuação na F1 foi Chico Landi, em 1956. Na ocasião, ele dividiu um Maserati com o italiano Gerino Gerini, ficando com metade dos três pontos destinados ao quarto lugar.
Ranking dos brasileiros que pontuaram na F1:
Felipe Massa – 1167 pontos
Rubens Barrichello – 658 pontos
Ayrton Senna – 614 pontos
Nelson Piquet – 485,5 pontos
Emerson Fittipaldi – 281 pontos
José Carlos Pace – 58 pontos
Bruno Senna – 33 pontos
Felipe Nasr – 29 pontos
Nelson Piquet Jr – 19 pontos
Roberto Moreno – 15 pontos
Cristiano da Matta – 13 pontos
Christian Fittipaldi – 12 pontos
Maurício Gugelmin – 10 pontos
Pedro Paulo Diniz – 10 pontos
Antonio Pizzonia – 8 pontos
Gabriel Bortoleto – 4 pontos
Wilson Fittipaldi – 3 pontos
Ricardo Zonta – 3 pontos
Chico Serra – 1,5 ponto
Chico Landi – 1 ponto
Durante o fim de semana no Red Bull Ring, Bortoleto já demonstrava potencial. Ele foi o sexto mais rápido nos treinos livres e largou na oitava posição após a classificação de sábado. Já na corrida, sustentou seu lugar nas primeiras voltas, mesmo sob pressão de Liam Lawson, da RB.
O brasileiro ainda escapou do caos na largada, causado por um incidente entre Kimi Antonelli e Max Verstappen. Conseguiu ultrapassagens importantes sobre Pierre Gasly e Isack Hadjar, aproveitou paradas estratégicas de outros pilotos e contou com pit stops eficientes para manter-se entre os dez melhores.

Nas voltas finais, Bortoleto ainda precisou segurar Nico Hülkenberg, que se aproximou perigosamente a dois segundos, e travou um bom duelo com Fernando Alonso pela sétima colocação. Curiosamente, é Alonso quem gerencia a carreira do jovem brasileiro.
Após a corrida, Bortoleto foi parabenizado por diversos colegas do grid, incluindo o próprio Alonso e Verstappen, que abandonou a prova após o acidente da primeira volta que resultou em punição a Antonelli.
Com os quatro pontos, o piloto da Sauber ocupa agora o 19º lugar no Mundial de Pilotos. A equipe suíça também subiu no Campeonato de Construtores, somando seis pontos com o nono lugar de Hülkenberg e chegando a 26 no total — embora siga na vice-lanterna, na nona posição.