Neste domingo (29), Gabriel Bortoleto conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1 ao terminar o GP da Áustria na oitava colocação. A corrida marcou um momento histórico: o Brasil voltou a pontuar na principal categoria do automobilismo após quase oito anos. O último a conseguir tal feito havia sido Felipe Massa, com um décimo lugar em Abu Dhabi, em 2017.
Em sua 11ª corrida na F1, o jovem paulista de 20 anos teve uma atuação segura e consistente. Sem cometer erros e com uma estratégia eficaz, Bortoleto manteve a posição de largada, realizou ultrapassagens certeiras e ainda pressionou Fernando Alonso nas voltas finais — o experiente espanhol que, inclusive, gerencia a carreira do brasileiro. O piloto da Sauber também resistiu à ameaça do companheiro Nico Hulkenberg, que terminou em nono. O bom desempenho rendeu a Bortoleto o prêmio de Piloto do Dia, eleito pelo público.

A vitória ficou com Lando Norris, que largou na pole e dominou a corrida, conquistando sua terceira vitória em 2025 e a sétima na carreira. Oscar Piastri cruzou em segundo e Charles Leclerc completou o pódio com a Ferrari. Com o resultado, a McLaren registrou sua quarta dobradinha na temporada e ampliou a liderança no Mundial de Construtores.
No campeonato de pilotos, Piastri segue na liderança, agora com 15 pontos de vantagem sobre Norris. A Ferrari, com o terceiro lugar de Leclerc e a quarta posição de Lewis Hamilton, conseguiu superar a Mercedes e assumiu a vice-liderança entre as equipes, somando 210 pontos.

Resultado – GP da Áustria (Top 10):
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren) +2s695
- Charles Leclerc (Ferrari) +19s820
- Lewis Hamilton (Ferrari) +29s020
- George Russell (Mercedes) +62s396
- Liam Lawson (RB) +67s754
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 1 volta
- Gabriel Bortoleto (Sauber) – 1 volta
- Nico Hulkenberg (Sauber) – 1 volta
- Esteban Ocon (Haas) – 1 volta
- Oliver Bearman (Haas) – 1 volta
- Isack Hadjar (RB) – 1 volta
- Pierre Gasly (Alpine) – 1 volta
- Lance Stroll (Aston Martin) – 1 volta
- Franco Colapinto (Alpine) – 1 volta
- Yuki Tsunoda (RBR) – 2 voltas
Abandonaram: Max Verstappen, Carlos Sainz, Alexander Albon e Andrea Kimi Antonelli.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, com o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, marcado para 6 de julho — a 12ª etapa da temporada 2025.