Gabriel Bortoleto reage no México e volta a pontuar na Fórmula 1: “Um grande resultado para mim e para a equipe

-

Após três corridas sem pontuar, Gabriel Bortoleto voltou ao top-10 da Fórmula 1 ao terminar o GP do México na décima colocação, neste domingo (19). O piloto brasileiro, que largou apenas em 16º no circuito Hermanos Rodríguez, mostrou excelente desempenho e celebrou o ponto conquistado com a Sauber.

— Foi uma boa corrida, um início bem sólido em 16º. Tive uma boa largada, ultrapassei alguns carros e, na pista, consegui superar Isack (Hadjar), Carlos (Sainz), Yuki (Tsunoda)… então sim, definitivamente foi muito bom. Um grande resultado, estou muito feliz pela equipe e por mim, pelo ponto — declarou Bortoleto.

Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

O brasileiro terminou o sábado frustrado após ser eliminado ainda na primeira fase do treino classificatório, embora acreditasse que o carro tinha ritmo competitivo. No entanto, ele reagiu logo na largada, ultrapassando Fernando Alonso, Liam Lawson e Nico Hulkenberg nas primeiras voltas.

Com ritmo forte, Bortoleto superou Carlos Sainz, levando a Sauber à 12ª posição na nona volta. Em seguida, ganhou mais uma colocação ao ultrapassar Yuki Tsunoda após uma boa parada nos boxes, entrando na zona de pontuação.

Para garantir o décimo lugar, o brasileiro travou uma intensa disputa com Isack Hadjar, rival dos tempos da Fórmula 2. Assim como na categoria de base, Bortoleto levou a melhor. Na volta 63, ele aproveitou o vácuo na reta principal, emparelhou com o francês na primeira curva e completou uma bela manobra para consolidar o resultado.

— Foi uma grande ultrapassagem. Eu precisava tentar. Tentei várias vezes e não deu certo, então pensei: “agora, o que acontecer, aconteceu, mas eu preciso fazer essa ultrapassagem acontecer”. Funcionou muito bem, ele também lutou muito bem tentando recuperar — relatou o piloto.

Foto: Andy Hone/LAT Images

Bortoleto ainda vinha reduzindo a diferença para Esteban Ocon, mas o safety car virtual provocado por Carlos Sainz nas voltas finais impediu qualquer tentativa de aproximação.

Agora, o foco do brasileiro é sua primeira corrida em casa na Fórmula 1, o GP de São Paulo, marcado para o dia 9 de novembro, no Autódromo de Interlagos.

— Estou muito empolgado para ir ao Brasil para minha primeira corrida em casa na Fórmula 1. Sem pressão, só estou orgulhoso de estar indo para lá depois de um fim de semana forte — afirmou Bortoleto.

Com o ponto conquistado no México, o piloto chegou a 19 pontos e ocupa a 19ª colocação no Mundial de Pilotos de 2025.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...
Sair da versão mobile