O zagueiro Gil não faz mais parte do elenco do Santos. A rescisão de contrato do jogador de 38 anos foi publicada nesta quarta-feira no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O vínculo, que iria até dezembro, foi encerrado de forma antecipada, encerrando uma trajetória de um ano e meio no clube.
O defensor já havia declarado que pretendia se aposentar ao fim desta temporada. Com a saída do Peixe, existe a possibilidade de antecipar sua decisão de encerrar a carreira.
No último dia da janela de transferências, o Santos anunciou as contratações dos zagueiros Adonis Frías e Alexis Duarte, que se somam a Luan Peres, João Basso, Zé Ivaldo e ao jovem Luisão como opções para o setor defensivo.

Gil chegou ao clube em janeiro do ano passado com a missão de reforçar a equipe na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi peça fundamental sob o comando de Fábio Carille, conquistando o título da competição e o vice-campeonato paulista, perdido para o Palmeiras.
Neste ano, entretanto, perdeu espaço com a chegada do técnico Pedro Caixinha, que priorizou Zé Ivaldo e Luan Peres. Mesmo assim, voltou a ser utilizado em algumas oportunidades diante da irregularidade dos companheiros de posição.
Após a saída de Caixinha e a chegada de Cleber Xavier, Gil retornou ao banco de reservas. Em maio, se ausentou por problemas pessoais no Rio de Janeiro e ficou fora das partidas contra Corinthians e Vitória. Reintegrado depois da pausa para a Copa do Mundo de Clubes, voltou a ser utilizado, mas sem recuperar a condição de titular.
Ao todo, o zagueiro disputou 68 partidas pelo Santos e marcou um gol com a camisa alvinegra.