Início Automobilísmo Fórmula 1 GP da Itália: Verstappen lidera TL1 com batida de novato e estreia...

GP da Itália: Verstappen lidera TL1 com batida de novato e estreia de argentino

Cotado para vaga de Hamilton na Mercedes, Antonelli bateu minutos depois de fazer melhor volta da sessão que ainda marcou estreia de 1º argentino na F1 em 23 anos. Leclerc e Norris completaram top 3.

Max Verstappen abriu esta sexta-feira liderando o primeiro treino livre do GP da Itália, que já venceu nos últimos dois anos, nos minutos finais. A volta de 1m21s676 do tricampeão da RBR desbancou Charles Leclerc da posição, com Lando Norris em terceiro na disputa marcada pelas estreias do argentino Franco Colapinto, na Williams, e do pupilo da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli – este, ainda em treinos.

Dos dois estreantes, porém, Antonelli teve um dia mais agridoce: em 11 minutos, anotou a melhor volta do treino, até ser superado por Lewis Hamilton – justamente quem ele pode vir a substituir na Mercedes em 2025 – e bateu. Já Colapinto, substituto de Logan Sargeant na Williams até o fim do ano e primeiro argentino na categoria desde 2001, terminou em 17º.

A sessão começou com Antonelli anotando 1m23s955, nos pneus macios, para fazer a melhor volta. Sua tentativa foi desbancada pouco mais de cinco minutos depois por Hamilton, com 0s6 de vantagem. Mas a participação do italiano foi encerrada após 11 minutos da bandeira verde, quando ele rodou e bateu com força na barreira de pneus da curva Parabolica.,

O treino recomeçou com 36 minutos restantes no cronômetro. Verstappen, Albon e Bottas anotaram provisoriamente as melhores voltas – o finlandês da Sauber chegou a desbancar Hamilton, depois de mais uma tentativa do heptacampeão da Mercedes.

A 12 minutos da bandeirada, Leclerc apareceu na ponta à frente de Norris, que ficou a 0s013 de superá-lo. Mas o ferrarista acabou superado por Verstappen nos sete minutos que restavam da sessão.

Resultado

O segundo treino livre do GP da Itália será logo mais ao meio-dia (no horário de Brasília). 

Sair da versão mobile