GP da Itália: Verstappen vence e quebra jejum; Bortoleto é 8º

-

Holandês não vencia na F1 há oito corridas, desde o GP da Emilia-Romagna. Norris e Piastri completam pódio em Monza

 

Depois de oito corridas, Max Verstappen voltou a subir no topo do pódio da F1. Líder praticamente de ponta a ponta, o holandês venceu o GP da Itália após partir da pole position neste domingo, controlando a prova para chegar à frente de Lando Norris e Oscar Piastri. Gabriel Bortoleto chegou em oitavo lugar, beneficiado com uma punição a Andrea Kimi Antonelli.

Max Verstappen comemora vitória no GP da Itália — Foto: Mark Thompson/Getty Images

A corrida foi pouco movimentada. Max teve que ceder a liderança para Norris após cortar caminho para passá-lo na largada, mas não demorou a recuperar a dianteira. Enquanto o holandês conduzia com tranquilidade, Lando seguiu em busca de uma brecha que não encontrou e foi prejudicado nas voltas finais por um pit stop de quase 6s. Por sorte, contou com Piastri cedendo-lhe a vice-liderança.

O australiano questionou a ordem de equipe, mas segue líder no Mundial de pilotos com 31 pontos sobre Norris. Verstappen permanece em terceiro na tabela apesar dos 25 pontos pelo resultado deste domingo, que foi sua primeira conquista desde o GP da Emilia-Romagna em maio. O holandês soma três triunfos em 2025, bem como no Autódromo de Monza, e chega a 66 vitórias em sua carreira.

Bortoleto e Alonso brigam por posição no GP da Itália — Foto: Andy Hone/LAT Images

Bortoleto teve Alonso como principal adversário neste domingo. Seguindo à frente do veterano após a largada, entrou nos boxes junto com o rival mas acabou superado por ele, retornando com pneus duros no lugar dos médios. No entanto, se uma freada brusca do calouro beneficiou o espanhol no pit lane, uma quebra na suspensão da Aston Martin o tirou da prova.

Com a retirada do veterano, os pit stops de rivais e uma manobra sobre Pierre Gasly, o brasileiro já aparecia apareceu em 11º lugar, a 20 voltas da bandeirada. A parada de Esteban Ocon no fim e a punição dada a Andrea Kimi Antonelli, por direção errática em disputa com Alexander Albon, também fizeram o calouro da Sauber subir de décimo a oitavo.

Classificação final do GP da Itália — Foto: F1

A F1 retorna daqui a duas semanas com o GP do Azerbaijão, em 21 de setembro. A etapa será a 17ª da temporada

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...
Sair da versão mobile