Início Automobilísmo Fórmula 1 GP de São Paulo: Piastri supera Norris no fim e faz pole...

GP de São Paulo: Piastri supera Norris no fim e faz pole para a corrida sprint

Australiano supera britânico, que vinha dominando até então, e faz o melhor tempo com apenas 29 milésimos de vantagem; Leclerc fecha o top 3 da largada para a corrida deste sábado

A McLaren mostrou força na qualificação para a corrida sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1 e colocou os dois carros na primeira fila. O australiano Oscar Piastri ficou com a pole position para a disputa no sábado, com o tempo de 1m08s899. Ele superou o companheiro de equipe Lando Norris por pouco: o britânico vinha dominando a sessão até então, mas terminou com 1m08s921 e acabou atrás por apenas 29 milésimos.

Charles Leclerc, da Ferrari, fechou o top 3 com o tempo de 1m09s153. Max Verstappen, líder do campeonato com a RBR, terminou em quarto lugar. O destaque negativo ficou com Lewis Hamilton: o piloto da Mercedes não foi bem no SQ2 e amargou a eliminação. O britânico largará na 11ª colocação.

A impressão inicial durante a qualificação sprint era de que Lando Norris ficaria com a pole position: além de ter feito o melhor tempo no treino livre realizado na manhã desta sexta-feira, o britânico ficou na primeira posição no SQ1 e no SQ2, com boa distância para o segundo colocado. Oscar Piastri, no entanto, guardou o seu melhor para o final e vai largar na pole.

A etapa de São Paulo será a penúltima com corrida sprint nesta temporada. Depois da disputa em Interlagos no sábado, apenas o Grande Prêmio do Catar terá esse tipo de prova ainda em 2024. Vale destacar que a sprint distribui pontos apenas para os oito primeiros colocados. O vencedor recebe oito pontos, o segundo sete e assim sucessivamente até o oitavo colocado, que anota um tento.

A corrida sprint acontece em Interlagos neste sábado, às 11h da manhã (horário de Brasília). O ge vai acompanhar tudo em tempo real!

SQ1 – 12 minutos e cinco eliminados

Os pilotos mostraram bastante equilíbrio na parte inicial – com seis minutos para o fim, Nico Hulkenberg (Haas) e Liam Lawson (RB) estavam na 2ª e 3ª posições, respectivamente, atrás apenas de Oscar Piastri, da McLaren. A Ferrari, por outro lado, iniciou de forma errática, com Sainz na zona de eliminação. Mas os dois se recuperaram e conseguiram passar para o SQ2 de maneira tranquila.

Na reta final, Pérez e Verstappen melhoraram seus tempos e ficaram com a 5ª e 6ª posições. A Haas também surpreendeu, com Bearman e Hulkenberg logo atrás dos pilotos da RBR. Com o tempo zerado, Norris fez uma volta espetacular e fechou a primeira parte com a liderança, quase oito décimos à frente de Oscar Piastri. Alonso e Stroll foram eliminados e tornaram a Aston Martin o destaque negativo do SQ1.

ELIMINADOS:
16º – FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
17º – ESTEBAN OCON (ALPINE)
18º – YUKI TSUNODA (RB)
19º – LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
20º – GUANYU ZHOU (SAUBER)

SQ2 – 10 minutos e mais cinco eliminados

Logo na volta à pista, Lando Norris conseguiu melhorar o tempo que fez no SQ1, com a excelente marca de 1m09s063. Verstappen, que vinha na segunda posição, estava a 0s4 do rival pelo título. Pelo rádio, o holandês reclamou do fato de não conseguir virar o carro como gostaria com a nova configuração.

Lewis Hamilton não consegue avançar ao SQ3 em São Paulo — Foto: Reuters

A reta final do SQ2 reservou uma surpresa: Lewis Hamilton, que até então vinha mostrando um ritmo mediano, não conseguiu fazer um bom tempo e foi eliminado na 11ª posição. Sergio Pérez, da RBR, mostrou que a má fase permanece e também ficou fora do SQ3, com o 13º lugar. Quem se deu bem foi Oliver Bearman: o piloto substituto da Haas optou por fazer apenas uma volta rápida e avançou para a etapa decisiva.

ELIMINADOS:
11º – LEWIS HAMILTON (MERCEDES)
12º – NICO HULKENBERG (HAAS)
13º – SERGIO PÉREZ (RBR)
14º – FRANCO COLAPINTO (WILLIAMS)
15º – VALTTERI BOTTAS (SAUBER)

SQ3 – 8 minutos e dez carros na briga pela pole

Lando Norris optou por sair já com pneus macios no início da última etapa da qualificação – antes, os carros estavam com os médios. Em sua primeira tentativa, o britânico fez o tempo de 1m08s928. Com pouco tempo no relógio, a maioria dos pilotos decidiu arriscar com apenas uma volta rápida.

Mas foi Oscar Piastri, que já tinha saído de pneus médios no início do SQ3, quem assumiu a ponta ao cravar 1m08s899, apenas 29 milésimos mais rápido que Norris. Charles Leclerc fez boa volta e ficou com o terceiro lugar. Max Verstappen ainda tentou alcançar a dupla da McLaren no fim; no entanto, teve que se contentar com a quarta posição.

Sair da versão mobile