sábado, 25 de outubro De 2025

GP dos EUA: Verstappen é pole, e Bortoleto larga em 16º; veja grid

-

Holandês sobrou no decorrer da classificação deste sábado, e largará ao lado de Norris. Leclerc completou top 3 na sessão

 

Max Verstappen também sobrou na classificação que sucedeu a disputa e largará da pole position na prova principal, deste domingo. O holandês registrou tempo de 1m32s510 em sua melhor volta, que não foi alcançada por Lando Norris e tampouco por Charles Leclerc. O brasileiro Gabriel Bortoleto larga em 16º lugar.

Max Verstappen comemora pole position para o GP dos EUA — Foto: Zak Mauger/LAT Images

Bortoleto acabou não apresentando ritmo necessário para avançar ao Q2; sua melhor volta no segmento de abertura valeu só o 14º lugar, mas ele acabou desbancado com as tentativas de Lance Stroll e Franco Colapinto.

Gabriel Bortoleto na corrida sprint do GP dos EUA — Foto: Ken Murray/Icon Sportswire via Getty Images

A McLaren, que vem de uma batida e abandono duplos na sprint quatro horas antes da classificação, foi perdendo fôlego; no Q1, Norris e Piastri sequer apareceram entre os dez mais rápidos. Verstappen seguiu como referência, rivalizando com a Mercedes e a Ferrari, e Lando ressurgiu com força na parte final, mas faltou ritmo para compensar os dois décimos que ficou do holandês da RBR.

Max conquistou sua segunda pole no Circuito das Américas em Austin, no Texas. A primeira foi na edção 2021 da prova, vencida por ele próprio na antológica temporada que protagonizou com Lewis Hamilton. O tetracampeão chega a sete poles nesta temporada, duas a mais que o líder do campeonato Piastri.

Resultado e grid de largada

 

  1. MAX VERSTAPPEN (RBR) – 1m32s510
  2. LANDO NORRIS (McLaren) +0s291
  3. CHARLES LECLERC (Ferrari) +0s297
  4. GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s316
  5. LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s402
  6. OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s574
  7. KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s604
  8. OLIVER BEARMAN (Haas) +0s629
  9. CARLOS SAINZ (Williams) +0s640
  10. FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s650
  11. NICO HULKENBERG (Sauber) – Q2
  12. LIAM LAWSON (RB) – Q2
  13. YUKI TSUNODA (RBR) – Q2
  14. PIERRE GASLY (Alpine) – Q2
  15. FRANCO COLAPINTO (Alpine) – Q2
  16. GABRIEL BORTOLETO (Sauber) – Q1
  17. ESTEBAN OCON (Haas) – Q1
  18. LANCE STROLL (Aston Martin) – Q1
  19. ALEXANDER ALBON (Williams) – Q1
  20. ISACK HADJAR (RB) – Q

om apenas três minutos completos, a sessão já teve uma bandeira vermelha: Hadjar rodou sozinho e bateu na curva 6. A disputa foi retomada após 12 minutos de paralisação, e Leclerc desbancou o giro de Verstappen por apenas 0s065 com Hamilton em terceiro. Bortoleto anotou apenas o 19º tempo, e Norris foi o último piloto a completar volta; ele apareceu na sétima colocação.

Com os pilotos de volta à pista para uma última tentativa, Verstappen reassumiu a liderança do segmento, à frente agora de Russell. Bortoleto; agora com a 45ª volta, acabou perdendo duas posições frente às evoluções de Stroll e Colapinto e acabou eliminado. Albon teve uma volta deletada por limites de pista na curva 15, e ficou apenas em 19º. O mesmo se deu com Stroll, no 18º lugar.

ELIMINADOS

16º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)
17º ESTEBAN OCON (HAAS)
18º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
19º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
20º ISACK HADJAR (RB)

Norris pediu por uma troca de volante para o segmento, alegando que toda a peça se desprendeu de seu carro; o inglês sofrera, apenas quatro horas antes, uma colisão na corrida sprint em Austin. Com os 15 carros na pista, Verstappen registrou o tempo de referência, e nem Norris nem Piastri, que seguiram depois do holandês, conseguiram bater a marca; Leclerc chegou mais perto, a 0s1 dele.

Na bandeirada, os dois mais rápidos já haviam recolhido aos boxes, bem como Russell, confirmado na sexta colocação após ocupar o 12º posto nos minutos finais. Última Sauber na pista, Hulkenberg também foi eliminado, ficado só com o 11º tempo do segmento. Lawson, Tsunoda, Gasly e Colapinto não conseguiram melhorar suas voltas e ficaram para trás.

ELIMINADOS

11º NICO HULKENBERG (SAUBER)
12º LIAM LAWSON (RB)
13º YUKI TSUNODA (RBR)
14º PIERRE GASLY (ALPINE)
15º FRANCO COLAPINTO (ALPINE)

Q3 – 12 minutos e disputa pela pole

 

Norris seguia na frente na primeira parte do segmento, após desbancar Russell. Porém, Verstappen superou a marca do rival da McLaren por três décimos – em relação à Mercedes, a vantagem chegou a seis. Os últimos tempos foram das duas Ferraris; Hamilton cometeu um pequeno erro no traçado e Leclerc rodou na curva 20, já chegando à reta principal e comprometendo sua volta.

No desfecho, Verstappen recebeu a bandeirada mantendo sua volta de 1m32s510 à frente de Norris, que não conseguiu compensar os 0s2 que faltaram para alcançar o holandês. Lando só superou Leclerc, que havia feito a segunda melhor volta da ocasião; o mesmo valeu para Russell, quarto colocado e que empurrou Hamilton para o quinto lugar já na bandeirada.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...