Apesar de alguns sustos, principalmente no primeiro tempo, o Grêmio fez o dever de casa e venceu o Atlético Grau por 2 a 0, na noite desta terça-feira (8), na Arena, pela segunda rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana. Arezo, de cabeça, e Cristian Olivera, com um belo chute de fora da área, garantiram os três pontos diante de um público de pouco mais de 12 mil torcedores.
O início do jogo teve um cenário surpreendente: o modesto time peruano partiu para cima, adiantou as linhas e pressionou a saída de bola do Tricolor. Embora não tenha criado chances reais, o Atlético Grau incomodou e deixou o time de Gustavo Quinteros desconfortável, preso no próprio campo.
Com o passar dos minutos, o Grêmio equilibrou as ações e começou a atacar. Arezo quase marcou aos 11, dividindo com o goleiro Franco dentro da pequena área. Em seguida, cabeceou para fora em lance invalidado por impedimento. Pavon também arriscou de longe e obrigou boa defesa de Patrício Álvarez. A maior polêmica do primeiro tempo veio com Tiago Volpi, que saiu mal do gol e derrubou Rostaing na área — a arbitragem ignorou o lance e mandou seguir.
As vaias começavam a surgir quando Cristaldo clareou uma jogada e acionou Pavon pela esquerda. O argentino cruzou com precisão e encontrou Arezo, que subiu bem para abrir o placar aos 36 minutos. O atacante ainda teve outra boa chance antes do intervalo, novamente parada pelo goleiro adversário.

Com a vantagem, o Grêmio voltou mais tranquilo no segundo tempo. Sem forçar muito, passou a controlar o ritmo da partida. A segunda finalização perigosa veio apenas aos 17 minutos, com Lucas Esteves. Aos 21, Pavon se atrapalhou em um chute e irritou parte da torcida, mas a bola sobrou para Olivera, que acertou um lindo chute de canhota, no ângulo, ampliando o placar.
Após o gol, o técnico Gustavo Quinteros começou a rodar o elenco. Pavon, alvo de vaias, foi substituído por André. O próprio André e o chileno Aravena ainda tiveram boas oportunidades para transformar a vitória em goleada, mas pecaram na pontaria.
Com o triunfo, o Grêmio chegou aos seis pontos e pode terminar a rodada como líder isolado do Grupo D, a depender do resultado entre Godoy Cruz e Sportivo Luqueño. Já o Atlético Grau permanece sem pontuar.
As equipes voltam a campo pela Sul-Americana no fim do mês. No dia 23, às 23h (de Brasília), o Atlético Grau recebe o Sportivo Luqueño no Peru. No dia seguinte, às 19h, o Grêmio visita o Godoy Cruz, na Argentina.
Pelo Brasileirão, o Tricolor tem compromisso no próximo domingo, novamente na Arena, às 17h30, contra o Flamengo, pela terceira rodada da competição.