Pep Guardiola confirmou que deixará o comando do Manchester City ao término de seu contrato, em 2027, e fará uma pausa na carreira. Em entrevista à revista GQ Hype, da Espanha, o treinador afirmou que a decisão está tomada e não tem previsão de quando voltará a trabalhar no futebol.
— Sei que depois desse tempo no City vou parar, isso é certo, está decidido, mais do que decidido. Não sei por quanto tempo vou ficar fora, pode ser um ano, dois, três, cinco, dez, quinze… Não sei. Mas com certeza vou parar, porque preciso cuidar de mim e do meu corpo — declarou o espanhol.
Guardiola assumiu o comando do Manchester City em 2016 e, ao final do vínculo atual, terá completado 11 anos à frente da equipe inglesa — o período mais longo de sua carreira como treinador. Ele se tornará o técnico com mais partidas disputadas pelo clube na história.

Apesar do vínculo ter sido renovado em 2024 por mais três temporadas, a última campanha do City foi considerada abaixo do esperado. O clube encerrou o ano sem títulos, algo inédito sob o comando de Guardiola.
— Deveríamos ter feito mais mudanças no elenco, mas é fácil dizer isso agora. Passamos meses sem vencer, o que nunca tinha acontecido. Isso nos coloca no nosso devido lugar — avaliou o técnico.
O Manchester City é o terceiro time da carreira de Pep Guardiola, que também treinou o Barcelona e o Bayern de Munique. Pelo City, conquistou seis títulos da Premier League e levantou a taça da Champions League em 2023, o primeiro troféu continental da história do clube.
Recentemente, o time inglês participou da Copa do Mundo de Clubes, disputada nos Estados Unidos entre junho e julho, mas foi eliminado precocemente nas oitavas de final pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita.
A equipe estreia na próxima edição da Premier League no dia 16 de agosto, fora de casa, contra o Wolverhampton.