Hamilton lidera treino livre em casa e volta ao topo em estreia pela Ferrari em Silverstone

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Correndo em casa no Circuito de Silverstone, Lewis Hamilton começou o fim de semana do GP da Inglaterra com o pé direito. O heptacampeão liderou o primeiro treino livre com a Ferrari, registrando 1m26s892 para desbancar Lando Norris e Oscar Piastri. Foi a primeira vez que o inglês liderou uma sessão desde o TL2 do GP de Las Vegas, em novembro de 2024, ainda como piloto da Mercedes.

Gabriel Bortoleto terminou em último, prejudicado por uma rodada com pneus frios no terço final da atividade. O brasileiro, que chegou a figurar entre os dez primeiros nas primeiras voltas rápidas, foi um dos últimos a calçar os pneus macios. Quando o fez, rodou logo em seguida e voltou aos boxes. Retornou com compostos médios e não conseguiu melhorar seu tempo.

Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O treino também contou com a participação de dois jovens pilotos: o estreante Arvid Lindblad, prodígio inglês da RBR, substituiu Yuki Tsunoda e terminou em 13º, a 1s de Hamilton. Já Paul Aron, reserva da Sauber emprestado para a equipe suíça, ocupou o lugar de Nico Hulkenberg e foi o 17º, fechando a tabela à frente apenas de Bortoleto graças a uma volta com pneus macios no fim.

A primeira metade da sessão, com predominância dos pneus médios, foi dominada por pilotos britânicos. Norris foi o primeiro a registrar um tempo competitivo, seguido por George Russell e Hamilton. O piloto da Ferrari chegou a ser superado por Russell, mas reassumiu a liderança no terço final. A exceção ao domínio britânico veio com Liam Lawson e Isack Hadjar, da RB, que apareceram entre os primeiros temporariamente.

Nos minutos finais, os pneus macios começaram a ganhar espaço. Max Verstappen foi o primeiro a usá-los e subiu para terceiro. Norris e Charles Leclerc também melhoraram suas voltas, mas foi Hamilton quem voltou ao topo da tabela de tempos, superando o piloto da McLaren.

Foto: F1

As margens entre os líderes foram mínimas durante toda a sessão: quando Hamilton liderou pela primeira vez, tinha apenas 0s039 de vantagem sobre Piastri. Russell, ao superá-lo, ficou só 0s020 à frente. Até Hadjar, quando liderou provisoriamente, tinha uma margem de apenas 0s063 sobre Leclerc. Na bandeirada final, Hamilton manteve 0s023 de vantagem sobre Norris.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

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