Correndo em casa no Circuito de Silverstone, Lewis Hamilton começou o fim de semana do GP da Inglaterra com o pé direito. O heptacampeão liderou o primeiro treino livre com a Ferrari, registrando 1m26s892 para desbancar Lando Norris e Oscar Piastri. Foi a primeira vez que o inglês liderou uma sessão desde o TL2 do GP de Las Vegas, em novembro de 2024, ainda como piloto da Mercedes.
Gabriel Bortoleto terminou em último, prejudicado por uma rodada com pneus frios no terço final da atividade. O brasileiro, que chegou a figurar entre os dez primeiros nas primeiras voltas rápidas, foi um dos últimos a calçar os pneus macios. Quando o fez, rodou logo em seguida e voltou aos boxes. Retornou com compostos médios e não conseguiu melhorar seu tempo.

O treino também contou com a participação de dois jovens pilotos: o estreante Arvid Lindblad, prodígio inglês da RBR, substituiu Yuki Tsunoda e terminou em 13º, a 1s de Hamilton. Já Paul Aron, reserva da Sauber emprestado para a equipe suíça, ocupou o lugar de Nico Hulkenberg e foi o 17º, fechando a tabela à frente apenas de Bortoleto graças a uma volta com pneus macios no fim.
A primeira metade da sessão, com predominância dos pneus médios, foi dominada por pilotos britânicos. Norris foi o primeiro a registrar um tempo competitivo, seguido por George Russell e Hamilton. O piloto da Ferrari chegou a ser superado por Russell, mas reassumiu a liderança no terço final. A exceção ao domínio britânico veio com Liam Lawson e Isack Hadjar, da RB, que apareceram entre os primeiros temporariamente.
Nos minutos finais, os pneus macios começaram a ganhar espaço. Max Verstappen foi o primeiro a usá-los e subiu para terceiro. Norris e Charles Leclerc também melhoraram suas voltas, mas foi Hamilton quem voltou ao topo da tabela de tempos, superando o piloto da McLaren.

As margens entre os líderes foram mínimas durante toda a sessão: quando Hamilton liderou pela primeira vez, tinha apenas 0s039 de vantagem sobre Piastri. Russell, ao superá-lo, ficou só 0s020 à frente. Até Hadjar, quando liderou provisoriamente, tinha uma margem de apenas 0s063 sobre Leclerc. Na bandeirada final, Hamilton manteve 0s023 de vantagem sobre Norris.