O Santos oficializou nesta terça-feira a contratação do lateral-direito Igor Vinicius, que chega ao clube após rescindir contrato com o São Paulo. O novo vínculo com o Peixe é válido até 30 de junho de 2028.
Para viabilizar a negociação, o Tricolor Paulista manteve um percentual dos direitos econômicos do jogador, facilitando sua saída. Sem espaço no elenco são-paulino sob o comando de Luis Zubeldía, Igor foi superado pelo português Cédric Soares e ainda sofreu com uma lesão na região lombar, ocorrida na partida contra o Ceará, em abril. Ao todo, fez 14 jogos em 2025, com uma assistência.

Durante o período em que esteve afastado, o zagueiro Ferraresi chegou a ser improvisado na lateral direita, ganhando espaço na equipe. Com a chegada ao Santos, Igor disputará posição com o veterano Aderlan e com o jovem JP Chermont.
A lateral direita era uma das principais carências do Santos no mercado. Após a saída de Leo Godoy, que estava emprestado pelo Athletico-PR e foi negociado com o Independiente, da Argentina, o setor passou por improvisações. O lateral-esquerdo Escobar foi utilizado na ala direita, solução que deve ser mantida no próximo jogo. Zagueiros como Luisão e Zé Ivaldo também chegaram a atuar na função.
Apesar da longa passagem pelo São Paulo, onde disputou 214 partidas, com sete gols e 23 assistências, Igor Vinicius é um Menino da Vila. Revelado nas categorias de base do Santos, ele permaneceu no clube até 2016 e chegou a disputar duas partidas pelo time profissional, ambas contra o Santos-AP, pela Copa do Brasil, sob comando de Dorival Júnior.
Após deixar o Peixe, o lateral passou por Ituano e Ponte Preta, antes de ser contratado pelo São Paulo, em 2019. Agora, aos 27 anos, Igor retorna ao clube onde iniciou sua trajetória no futebol profissional, com o desafio de recuperar espaço e estabilidade na carreira.