Flamengo e Cruz Azul se enfrentam no dia 10, às 14h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa Intercontinental, em confronto já apelidado de “Derby das Américas”. A partida tem repercussão no México, onde o canal TV Azteca destacou que o Rubro-Negro chega ao duelo com “vantagem abismal”.
De acordo com a emissora, o número de jogos realizados na temporada pesa a favor do Flamengo. Enquanto o Cruz Azul fará apenas sua 54ª partida em 2025, o time carioca chegará ao compromisso acumulando 76 jogos no ano.

A reportagem também ressalta o período de inatividade recente dos mexicanos. Após perder por 3 a 2 para o Pumas no dia 9 de novembro, pela última rodada da fase regular do Campeonato Mexicano, o Cruz Azul ficou 18 dias sem entrar em campo. O retorno aconteceu somente em 27 de novembro, no empate em 0 a 0 com o Chivas, pelas quartas de final do Apertura.
No último domingo, na partida de volta, o Cruz Azul venceu o Chivas por 3 a 2, com gol nos acréscimos — marcado aos 51 minutos — e ainda viu Javier “Chicharito” Hernández desperdiçar um pênalti para a equipe de Guadalajara.
Apesar da análise da TV Azteca, o Cruz Azul terá uma sequência intensa antes de enfrentar o Flamengo: disputa as semifinais do Apertura nos dias 3 e 6 de dezembro, contra o Tigres. Já o Rubro-Negro, caso confirme o título brasileiro nesta quarta-feira (3/12), deve poupar titulares no duelo contra o Mirassol, no domingo, para preservar a equipe visando o torneio intercontinental.












