O Internacional viajou até Medellín e teve atuação abaixo do esperado. A equipe foi derrotada pelo Atlético Nacional por 3 a 1, nesta quinta-feira (8), no Estádio Atanasio Girardot, pela 4ª rodada da Conmebol Libertadores. Com o revés, o time gaúcho caiu para a terceira colocação do Grupo F e deixou a zona de classificação às oitavas de final. Os gols dos colombianos foram marcados por Viveros (duas vezes) e Arce, enquanto Alan Patrick descontou de pênalti.
Desde o início da partida, o Atlético Nacional impôs seu ritmo e contou com o apoio da torcida, que lotou o estádio mesmo sob chuva. Os colombianos criaram diversas chances de gol nos primeiros minutos, com destaque para Cardona e Hinestroza, que obrigaram o goleiro Anthoni a trabalhar.
A única notícia do Inter na primeira etapa foi negativa: Valencia sentiu uma lesão na coxa esquerda após uma arrancada e precisou ser substituído por Lucca, aos 36 minutos. Dois minutos depois, os donos da casa abriram o placar. Camilo Cándido avançou pela esquerda e cruzou para Viveros, que dominou com a perna direita e finalizou de canhota para marcar. Aos 43, o Inter teve uma rara chance de empatar, mas Wesley, lançado por Alan Patrick, parou em grande defesa de Ospina.

Na segunda etapa, o Inter voltou mais agressivo. Logo aos quatro minutos, Wesley arriscou e obrigou nova defesa de Ospina. Aos oito, Lucca cabeceou com perigo após cruzamento, e novamente o goleiro colombiano salvou. No contra-ataque dessa jogada, o Atlético Nacional ampliou: Hinestroza cruzou e Arce finalizou com precisão no canto.
O terceiro gol quase veio aos 17 minutos, quando Bernabei errou um recuo de cabeça e entregou a bola para Viveros, que driblou Anthoni, mas perdeu o ângulo na finalização. A pressão colombiana continuou e os mandantes chegaram a quase marcar em um lance de gol contra e em chute perigoso de Aguirre.
Aos 31, Aguirre foi derrubado por Cándido dentro da área. Após checagem no VAR, o árbitro assinalou pênalti, que foi convertido com segurança por Alan Patrick, dando esperança ao Inter. Em busca do empate, o técnico Roger Machado colocou o centroavante Ricardo Mathias, mas foi o Atlético quem voltou a marcar: aos 47, Viveros venceu Victor Gabriel na força e tocou na saída de Anthoni, definindo o placar.
Com a vitória, o Atlético Nacional deixou a lanterna do Grupo F e assumiu a segunda colocação, com seis pontos. O Internacional caiu para terceiro, com cinco, enquanto o Bahia lidera com sete pontos. O Nacional-URU ainda está vivo na disputa, com quatro pontos, e o grupo segue totalmente indefinido.
O Inter tem confronto direto na próxima quinta-feira (15), quando enfrenta o Nacional-URU às 19h, no Parque Central, em Montevidéu. Já o Atlético Nacional recebe o Bahia um dia antes, na quarta-feira (14), também às 19h, em Medellín.
Pelo Campeonato Brasileiro, o próximo compromisso colorado será no domingo (11), contra o Botafogo, às 20h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.