sábado, 22 de novembro De 2025

Itália revive traumas da repescagem e teme reencontro com algozes rumo à Copa de 2026

-

A seleção italiana volta a encarar o temido caminho da repescagem nas Eliminatórias europeias. Pela terceira vez consecutiva, os tetracampeões mundiais dependerão da fase decisiva para buscar vaga na Copa do Mundo e ainda podem reencontrar adversários que marcaram algumas das piores páginas de sua história recente: Suécia e Macedônia do Norte. A Irlanda do Norte, algoz distante de 1958, também aparece como possível rival no sorteio que será realizado nesta quinta-feira.

Os resultados do passado recente jogam contra os italianos. Em 2017, a Itália foi eliminada pela Suécia na semifinal da repescagem para a Copa da Rússia-2018. Em 2022, nova decepção: derrota para a Macedônia do Norte, novamente na semifinal, tirando a seleção do Mundial do Catar. Voltando ainda mais no tempo, em 1957, a equipe ficou atrás da Irlanda do Norte em seu grupo e ficou fora da Copa da Suécia-1958.

Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters

A Uefa realizará o sorteio das chaves da repescagem para a Copa de 2026 na próxima quinta-feira. Suécia, Macedônia do Norte, Irlanda do Norte e Romênia foram distribuídas no pote dos possíveis adversários da Itália na semifinal do caminho europeu.

Ao todo, 16 seleções disputarão a repescagem, divididas em quatro chaves. Cada chave terá uma semifinal entre um país do Pote 1 e outro do Pote 4, e outra semifinal entre seleções dos Potes 2 e 3. As partidas, em jogo único, acontecem no dia 26 de março, e os vencedores das semifinais se enfrentam no dia 31, valendo vaga no Mundial.

Vice-líder do Grupo I, a Itália integra o Pote 1 ao lado de Dinamarca, Turquia e Ucrânia. Esses países enfrentarão equipes do Pote 4 — formado por Suécia, Macedônia do Norte, Romênia e Irlanda do Norte — com mando de campo garantido na semifinal.

A outra metade da repescagem seguirá o mesmo modelo: Polônia, País de Gales, República Tcheca e Eslováquia formam o Pote 2 e jogarão em casa. Seus adversários sairão do Pote 3, composto por Albânia, Irlanda, Kosovo e Bósnia e Herzegovina.

Buscando evitar o terceiro Mundial consecutivo sem participação, a Itália encara o sorteio com expectativa e pressão, determinada a encerrar a sequência de frustrações e garantir presença na Copa do Mundo de 2026.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...