sexta-feira, 07 de novembro De 2025

João Fonseca alcança 24º lugar no ranking da ATP e fecha temporada como o terceiro melhor brasileiro da história

-

Mesmo eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Paris, o jovem João Fonseca tem motivos de sobra para comemorar. Aos 19 anos, o carioca atingirá na próxima segunda-feira (3) a 24ª posição no ranking mundial da ATP, a melhor marca de sua carreira e a terceira melhor colocação de um brasileiro na história do tênis em simples.

Com o desempenho na capital francesa, Fonseca somou 50 pontos, chegando a 1.665 pontos no total e subindo quatro lugares em relação à lista divulgada na semana anterior. A nova colocação foi confirmada após as eliminações de Valentin Vacherot, Daniel Altmaier e Lorenzo Sonego, únicos jogadores que ainda poderiam ultrapassá-lo.

Foto: Julian Finney/Getty Images

O feito coloca o prodígio brasileiro atrás apenas de Gustavo Kuerten, que chegou ao topo do ranking em 2000, e de Thomaz Bellucci, 21º colocado em 2010. Com o 24º lugar, Fonseca iguala o recorde histórico de Thomaz Koch, alcançado em 1974, e supera Fernando Meligeni, que terminou o ano de 1999 em 25º.

Por conta de uma lombalgia, o tenista decidiu encerrar a temporada e não disputará o ATP 250 de Atenas, última competição antes do ATP Finals, que reúne apenas os oito melhores do mundo. A expectativa é que o brasileiro finalize o ano entre a 24ª e a 30ª posição no ranking.

Apesar da pausa, Fonseca já superou suas metas para 2025 — ele havia projetado terminar a temporada entre os 40 primeiros do mundo, marca que conseguiu ultrapassar com antecedência.

Antes de iniciar o período de recuperação, o brasileiro ainda fará uma partida de exibição contra Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo, no dia 8 de dezembro, em Miami (EUA). O duelo será a última aparição do jovem talento na temporada, coroando um ano histórico para o tênis nacional.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...