Atual número 59 do ranking da ATP, João Fonseca foi oficialmente confirmado na chave principal de Roland Garros, que será disputado entre os dias 19 de maio e 8 de junho, em Paris, na França. Aos 18 anos, o brasileiro garante sua vaga direta no Grand Slam graças à sua colocação entre os 104 melhores do mundo — critério definido seis semanas antes do início da competição.
Este será o segundo Grand Slam da carreira de Fonseca. O outro brasileiro já garantido na chave principal é Thiago Monteiro, que ocupa atualmente a 93ª posição no ranking mundial.

Outros nomes do tênis brasileiro, como Thiago Wild (112º) e Felipe Meligeni (119º), ainda estão fora do grupo dos 104 primeiros colocados e, por isso, precisarão disputar o qualifying, que oferece 16 vagas. Além desses classificados, a organização do torneio distribui convites a mais oito tenistas para completar a chave com 128 participantes.
Fonseca não entra em quadra desde o fim de março, quando foi eliminado na terceira rodada do Masters 1000 de Miami. Em abril, anunciou mudanças no seu calendário de competições. Seu próximo compromisso será no dia 23 de abril, no Masters 1000 de Madri. Caso não avance de fase na capital espanhola, o próximo torneio será o Challenger de Estoril, em Portugal, a partir do dia 27.
O jovem carioca fez sua estreia em Grand Slams no Australian Open, em janeiro deste ano, após vencer três partidas no qualifying. Na ocasião, surpreendeu ao derrotar Andrey Rublev, então número 9 do mundo, e protagonizou um duelo épico de quase quatro horas contra Lorenzo Sonego (55º do ranking), do qual acabou eliminado.
Apesar da juventude, Fonseca já soma conquistas importantes em 2025, como o título do ATP 250 de Buenos Aires e do Challenger de Phoenix, consolidando sua rápida ascensão no cenário do tênis mundial.