João Fonseca foi derrotado por Tommy Paul na segunda rodada do Madrid Open neste sábado. O tenista brasileiro foi superado pelo americano por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7) e 7/6 (3). Atual 65º colocado no ranking da ATP, Fonseca foi eliminado pelo 12º do mundo após uma partida em que criou boas oportunidades, mas não conseguiu converter dez chances de break point.
Com o resultado, João repete sua campanha no Madrid Open de 2024, quando também caiu na segunda rodada, em sua estreia em torneios Masters 1000. Este é o terceiro torneio de saibro que o jovem disputa na temporada 2025. Em fevereiro, ele conquistou o título do ATP 250 de Buenos Aires e, na semana seguinte, parou na estreia do ATP 500 do Rio de Janeiro.
Todas essas competições servem como preparação para Roland Garros, em maio, quando João disputará o segundo Grand Slam profissional da carreira.

No primeiro set, Fonseca começou melhor, aproveitando a altitude da capital espanhola para pressionar o adversário no fundo de quadra. O brasileiro criou todas as oportunidades de break point da parcial — foram seis —, mas não conseguiu convertê-las. Apesar disso, sacou muito bem e não foi ameaçado em seus serviços. No tie-break, Fonseca abriu 4 a 2, mas acabou superado por 9 a 7.
O segundo set exigiu ainda mais paciência e resiliência. Depois de ver Paul abrir 3 a 1 com sua única chance de quebra na partida, João reagiu, manteve o jogo agressivo e, na nona oportunidade de break point, conseguiu igualar em 3 a 3. O set seguiu equilibrado até o final, e Fonseca ainda teve dois set points quando Paul sacava em 4/5. No entanto, o americano salvou ambos e levou a decisão novamente para o tie-break, onde foi superior, fechando por 7 a 3.