João Fonseca é superado por australiano na estreia do Masters 1000 de Toronto

-

Após três semanas intensas de preparação, João Fonseca voltou às quadras nesta segunda-feira (28), mas teve uma estreia com resultado negativo na temporada de quadras duras. O jovem brasileiro de 18 anos, atual 49º do ranking da ATP, foi derrotado pelo australiano Tristan Schoolkate, número 103 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (5) e 6/4, em sua primeira partida no Masters 1000 de Toronto.

O confronto, que inicialmente aconteceria no domingo (27), foi adiado devido à chuva que afetou a programação do torneio. Foi o primeiro duelo entre Fonseca e Schoolkate, que chegou à chave principal após passar pelo qualifying. Após a vitória, o australiano enfrentará o italiano Matteo Arnaldi, 32º cabeça de chave, na próxima fase.

— Estou muito feliz com o resultado. Joguei bem e consegui dificultar bastante a partida para o João. Ele é muito jovem, mas já está consolidado no circuito — declarou Schoolkate após a partida.

Foto: Dan Hamilton-Imagn Images

A derrota custará ao brasileiro algumas posições no ranking da ATP, aparecendo como 52º na atualização em tempo real. Já Schoolkate comemorou sua primeira vitória contra um adversário do top 50.

O caminho do australiano no torneio poderá colocá-lo frente a frente com o alemão Alexander Zverev, principal cabeça de chave em Toronto, caso avance à terceira rodada. O torneio deste ano sofreu com um alto número de desistências, incluindo nomes de peso como Jannik Sinner (1º), Carlos Alcaraz (2º) e Novak Djokovic (6º), que optaram por não disputar o evento no Canadá.

Esta foi a sexta participação de João Fonseca em torneios do nível Masters 1000, considerados os mais importantes do circuito depois dos Grand Slams. Seu melhor desempenho até agora foi em Miami, em março, quando chegou à terceira rodada e caiu diante de Alex de Minaur.

Eliminado em Toronto, Fonseca já se prepara para disputar o Masters 1000 de Cincinnati, que terá início em 5 de agosto. Em seguida, ele terá pela frente o US Open, o último Grand Slam da temporada, marcado para ocorrer entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro.

No duelo contra Schoolkate, o brasileiro enfrentou dificuldades desde o início. Logo em seu primeiro game de saque, precisou salvar um break point. Ele demorou a se adaptar à velocidade da quadra e, apesar de crescer no serviço, não conseguiu criar nenhuma oportunidade de quebra. O equilíbrio levou o primeiro set ao tie-break.

No game de desempate, Fonseca continuou sem conseguir responder ao forte saque do adversário. Dois erros no próprio serviço acabaram sendo decisivos para a vitória parcial de Schoolkate: 7/6 (5).

No segundo set, precisando reagir, Fonseca voltou à quadra cometendo muitos erros. O australiano aproveitou e quebrou o saque do brasileiro logo no terceiro game, controlando o jogo até o fim. Seguro e sem sofrer com o próprio saque, Schoolkate fechou a parcial em 6/4 e garantiu a vitória por 2 sets a 0, em 1h32min de partida.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...
Sair da versão mobile