O duelo entre João Fonseca e Alex De Minaur, nesta segunda-feira (24), pelo Miami Open, foi marcado por momentos inusitados: tênis fora do pé, broncas na torcida e defesas espetaculares. No entanto, nada disso ofuscou a grande atuação do brasileiro, que lutou até o fim contra o número 11 do mundo, mas acabou derrotado por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 5/7 e 3/6, em uma partida que durou 2h31.
Com o resultado, Fonseca encerra sua melhor campanha até o momento. Pela primeira vez, ele alcançou a terceira rodada de um torneio de nível Masters 1000 e garantiu uma ascensão no ranking da ATP, subindo da 60ª para a 58ª posição. Já De Minaur volta ao top 10, ultrapassando Daniil Medvedev e assumindo o 10º lugar.
O Jogo
João Fonseca optou por receber o saque no início, ciente da força de De Minaur nas devoluções. O australiano confirmou seu primeiro serviço, mas o brasileiro rapidamente equilibrou a disputa, aproveitando os erros do adversário. O jogo seguiu equilibrado até que Fonseca conseguiu uma quebra decisiva no 6/5. Com um erro de De Minaur, o jovem brasileiro fechou o primeiro set em 7/5.

No segundo set, De Minaur demonstrou reação e abriu 3/0, mas Fonseca respondeu com uma quebra, incendiando a torcida. O público se empolgou tanto que o árbitro precisou intervir para conter o barulho. O set seguiu equilibrado até o 5/5, quando o australiano conseguiu a quebra decisiva e fechou em 7/5.
No terceiro set, Fonseca iniciou agressivo, conseguindo uma quebra e abrindo vantagem com dois aces consecutivos. No entanto, De Minaur reagiu e retomou o controle do jogo, fechando em 6/3. Apesar da derrota, o brasileiro saiu de quadra ovacionado pelo público, mostrando que seu futuro no circuito é promissor.