João Fonseca viverá um momento inédito na carreira. O brasileiro será cabeça de chave pela primeira vez em um torneio da elite do circuito, figurando como o 8º pré-classificado do ATP 250 de Bruxelas, na Bélgica. O jovem de 19 anos, atual 43º do ranking mundial, herdou a posição após a desistência do francês Frances Tiafoe, número 28 do mundo.
Assim como outros atletas, Tiafoe optou por encerrar a temporada mais cedo para antecipar o período de descanso e preparação para 2026. A decisão segue o mesmo caminho de Bia Haddad Maia e Elina Svitolina, que também colocaram um ponto final em suas participações no circuito neste ano.

O torneio de Bruxelas marcará o retorno de João Fonseca ao circuito ATP desde sua eliminação na terceira rodada do US Open. Desde então, o carioca disputou três partidas por equipes — venceu dois jogos pela Copa Davis contra a Grécia e triunfou na Laver Cup, representando o Time Mundo.
Na temporada, João soma 21 vitórias e 14 derrotas em competições de primeira linha, além de um desempenho expressivo em torneios do nível Challenger, com 10 vitórias em 11 partidas.
Cabeça de chave número 8, Fonseca estará ao lado de nomes como Lorenzo Musetti (9º), Félix Auger-Aliassime (13º), Jiri Lehecka (19º), Alejandro Davidovich Fokina (20º), Giovanni Perricard (37º), Jaume Munar (41º) e Sebastian Báez (42º).
O brasileiro ainda aguarda a definição de seu adversário na estreia, mas pode enfrentar tenistas experientes, entre eles o espanhol Roberto Bautista Agut, atual campeão do torneio.
O sorteio da chave será realizado no sábado, dia 11 de outubro, e a competição acontece entre 12 e 19 de outubro, na capital belga.