Vitória de virada contra americano Learner Tien foi marcada pela resiliência do brasileiro, que teve ânsia de vômito na reta final. Bia Haddad Maia é eliminada. Luisa Stefani avança nas duplas.
João Fonseca estreou com vitória no Miami Open durante a noite desta quinta-feira, nos Estados Unidos. O brasileiro, atual número 60 do mundo, superou na primeira rodada do Masters 1000 o americano Learner Tien, 66º do ranking da ATP. João venceu de virada por 2 sets a 1, parciais 6/7 (1), 6/3 e 6/4. A partida foi marcada pela resiliência do carioca, que teve ânsia de vômito no terceiro set, mas não se entregou apesar do mal estar.
– Jogo difícil, acabei passando mal, querendo vomitar. Não sei o que aconteceu, se foi o nervosismo, mas foi só um susto. Muito feliz pela primeira vitória no Miami Open e com essa torcida maravilhosa. Parecia que eu estava no Brasil. Eu sabia que seria uma partida difícil, Tien é um jogador muito esperto que resiste até o final – disse João.
– Eu peguei a oportunidade e acho que isso é o mais importante, o que diferencia os jogadores top-100 dos top-20 é que eles pegam as oportunidades, jogam melhor os momentos importantes, então feliz com a forma como eu encarei hoje mentalmente e fisicamente. Estou pronto para a segunda rodada – analisou João Fonseca.
A vitória também foi marcada pelo encontro da nova geração do tênis. João aos 18 anos superou o adversário de 19. Os dois são conhecidos das categorias de base e tinham se encontrado pela última vez na decisão do Next Gen ATP Finals 2024, também com vitória do carioca.
O adversário de João na próxima rodada será Ugo Humbert. O francês de 26 anos fará sua estreia no campeonato diante do brasileiro já que entrou de “bye” em decorrência de sua posição no ranking da ATP – é o atual número 20 do mundo.
Bom começo
Embalado pela conquista do Challenger de Phoenix, na última semana, João começou o confronto pra cima do adversário. No segundo ponto disputado, o brasileiro soltou a marretada de direita e mostrou seu cartão de visitas ao americano. No primeiro game, Fonseca construiu três break points e abriu uma quebra de vantagem.
Tien só encaixou seu jogo durante o terceiro game. Ele fez boa passagem pelo serviço e na sequência conseguiu devolver a quebra após erro de João na rede com a quadra aberta. O set ficou equilibrado e foi disputado game a game. João dominava as ações ofensivas. Tien variava muito bem o saque e se defendia na espera de um erro do brasileiro.
Fonseca teve dois break points no 5 a 5 e por pouco não sacou para o set. Num momento de baixa do brasileiro, Tien venceu João no tie break. O americano chegou a abrir 6 a 0 e fechou a parcial por 7 a 1, em 56 minutos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/q/E/3v3cmySde3TLK28xyhkg/gettyimages-2206125453.jpg)
Retomada
Como esperado num jogo entre dois jovens tenistas, os pontos foram marcados por intensas trocas e muito vigor físico. A falta de constância também esteve presente nos dois lados da quadra. No segundo set, João baixou a adrenalina e manteve a calma para superar o americano. Tien, por outro lado, pecou justamente com aquela que tinha sido sua principal arma no primeiro set: o saque.
Após duas duplas faltas do adversário, Fonseca abriu 3 a 1. Na sequência, o brasileiro confirmou o saque em mais um game de muitos rallys e trocas de vantagem. Resistente, João conseguiu manter a quebra até o final e confirmar a vitória no segundo set por 6 a 3.
Vitória na raça
O terceiro set foi definido no detalhe e teve importante participação da torcida brasileira. Quando João demonstrou cansaço físico, os brasileiros presentes aumentaram o volume. Tien, apesar de dono da casa, sentiu a pressão vinda das arquibancadas. O americano cometeu dois erros infantis e cedeu a quebra no 2 a 1.
Quando ia para o saque no 3 a 2, João passou mal e o jogo foi paralisado. O brasileiro sinalizou ao árbitro da partida que estava com ânsia de vômito. O médico entrou em quadra e medicou o carioca. Instantes depois, Fonseca voltou ao jogo com atuação de gala no saque. Ele confirmou o serviço em 40-0 com dois pontaços espetaculares, um deles defendido de costas na rede.
Deixando tudo de si em quadra, João chegou a ter um princípio de torção enquanto subia à rede nos pontos finais. Apesar das adversidades, conseguiu manter a vantagem para vencer o set por 6 a 4.
BIA HADDAD CAI NA ESTREIA
A participação de Bia Haddad Maia no Miami Open começou – e terminou – nesta quinta-feira. A brasileira, que atravessa uma fase ruim nas quadras, perdeu por 2 sets a 0 (6/0 e 6/2) para Linda Fruhvirtova e se despediu do torneio.
Bia Haddad Maia teve uma performance irreconhecível no primeiro set de sua estreia no Miami Open. A brasileira, que cometeu 20 erros não forçados, foi atropelada por 6 a 0 diante de Linda Fruhvirtova, de 19 anos, 215ª colocada do ranking mundial.
A tenista do Brasil, que ocupa a 18ª posição dentre as melhores da modalidade atualmente, cometeu quase cinco games de erros, anotou apenas 20% de pontos com o primeiro serviço e, em apenas 24 minutos, foi para o vestiário com o revés amargo na parcial.
Bia Haddad retornou à quadra com outra postura no segundo set. Sem titubear, anotou 40 a 0 e venceu o primeiro game e confirmou o saque. Em poucos minutos, conseguiu o que não havia alcançado durante toda a etapa anterior. O ímpeto de Bia Haddad, no entanto, não esfriou o jogo de Fruhvirtova, que pulverizou o serviço da paulista, assinalando o 3 a 2 e, rapidamente, ampliando para 5 a 2.
Fruhvirtova ficou a um game de liquidar a partida. Após abrir 15 a 0, ela cometeu uma dupla falta: 15 a 15. A tenista da República Tcheca permitiu que Bia Haddad abrisse 30 a 15, mas a oponente igualou. Fruhvirtova, em mais um erro da paulista, chegou ao matchpoint. E ela não poderia coroar sua atuação de forma mais bonita: com um forte primeiro saque, emplacou o ace e carimbou a vaga para a próxima fase.
LUISA STEFANI VENCE NAS DUPLAS
A brasileira Luisa Stefani e a húngara Timea Babos estrearam com o pé direito nas duplas em Miami, nesta quinta-feira. Elas derrotaram Ulrikke Eikeri e Giuliana Olmos por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) e avançaram às oitavas de final.
Na próxima fase da competição, Stefani e Babos enfrentarão as vencedoras do duelo entre Monica Niculescu/Katarzyna Piter e Elise Mertens/Zhang Shuai.