sexta-feira, 21 de março De 2025

João Fonseca vai as quartas no ATP de Buenos Aires após virada sobre argentino

-

João Fonseca continua impecável nas disputas contra argentinos no ATP 250 de Buenos Aires. Após superar o 44º colocado do mundo na primeira rodada, o brasileiro garantiu mais uma vitória nesta quinta-feira. O jovem fenômeno de 18 anos derrotou Federico Coria por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/2, avançando às quartas de final do torneio. Com isso, Fonseca se tornou o tenista mais jovem a alcançar essa fase no torneio argentino desde o francês Richard Gasquet, em 2004. Na próxima fase, o carioca terá um desafio ainda maior: enfrentará o vencedor do duelo entre Mariano Navone (vice-campeão do Rio Open 2024) e Holger Rune, atual número 12 do mundo.

– Foi uma partida difícil. Ontem eu estava me sentindo melhor em quadra. Hoje, eu estava errando bolas fáceis, um pouco nervoso. Mas estou feliz por ter lutado até o final. É muito especial. Será a minha terceira quartas de final na ATP. Agora é descansar para amanhã – comemorou João Fonseca.

Com essa vitória, João alcança pela terceira vez na carreira as quartas de final de um torneio ATP. A primeira foi no desempenho histórico no Rio Open da temporada passada, e a segunda ocorreu no ATP 250 de Bucareste, no ano passado. O brasileiro tem colecionado resultados impressionantes nas últimas competições. Foi campeão do Next Gen ATP Finals em dezembro de 2023 e venceu o Challenger 125 de Camberra.

Foto: Getty Images

Com o triunfo desta quinta-feira, João Fonseca subirá para a 89ª posição no ranking mundial. Caso conquiste o título em Buenos Aires, ele poderá chegar ao Rio Open como o 69º colocado do mundo. O caminho do brasileiro na Argentina, no entanto, promete ser desafiador. Além de um possível confronto com Holger Rune nas quartas de final, ele pode cruzar com outro grande nome do tênis: o alemão Alexander Zverev, atual número 2 do mundo, também está no torneio.

O ATP 250 de Buenos Aires serve como uma importante preparação para João Fonseca, que será uma das grandes atrações do Rio Open. Além do brasileiro, Holger Rune e Alexander Zverev também confirmaram presença no torneio carioca, que começa no dia 17 de fevereiro.

A partida contra Coria

Federico Coria entrou em quadra ciente do poder das direitas de João. O argentino optou por explorar mais as batidas de esquerda do brasileiro, e a estratégia funcionou nos primeiros games. Com jogadas inteligentes, enquanto Fonseca cometia erros desnecessários no forehand, Coria quebrou o saque do brasileiro logo no início: 3/0.

João demonstrou sinais de nervosismo no começo da partida. Errou em tentativas de curtinhas e jogou bolas não forçadas para fora. No quarto game, no entanto, o brasileiro começou a encontrar seu ritmo. Suas direitas voltaram a funcionar, e ele recuperou a confiança, devolvendo a quebra: 3/2. No momento de empatar o primeiro set, Fonseca voltou a vacilar, e Coria abriu 4/2. O carioca tentou reagir, mas acabou perdendo o primeiro set por 6/2 após sofrer outra quebra.

No intervalo entre os sets, João respirou fundo e retornou à quadra com mais calma. No segundo set, ele evitou tentar “winners” em todos os pontos, optando por jogadas mais inteligentes, e abriu 3/1 com uma quebra de saque. Apesar da resistência de Coria, que não deu espaços fáceis, Fonseca manteve a vantagem e fechou o set por 6/4.

No terceiro set, o brasileiro encontrou o caminho da vitória. Com menos força e mais estratégia, ele dificultou a defesa de Coria. João quebrou o saque do argentino logo no início e, com outra quebra, garantiu a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/2.

Foto: Reprodução redes sociais
Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...