Domínio absoluto do Campeonato Francês nos últimos anos, com nove títulos conquistados em uma década, o Paris Saint-Germain vive um dilema sobre o futuro. Para o jornalista Daniel Riolo, comentarista da rádio RMC, a continuidade do clube na Ligue 1 pode se tornar insustentável, e a saída estaria em um retorno ao projeto da Superliga Europeia.
“Dentro de dois anos acabará o dinheiro na Ligue 1. Será um campeonato apenas de centros de formação, sem interesse. O PSG não vai ter outra saída a não ser se unir com outros gigantes europeus. E eu vou apoiar, desde que haja uma reestruturação do futebol europeu”, afirmou Riolo.

Em 2021, quando a ideia da Superliga foi lançada, o PSG posicionou-se contra a iniciativa, defendendo a Uefa e o futebol francês. Hoje, no entanto, Riolo considera que aquela postura foi incoerente.
“Naquele momento, Nasser Al-Khelaifi (presidente do PSG) se colocou em um cavalo branco e vendeu a ideia de que o Campeonato Francês era o mais importante. Eu disse na época e repito agora: a Superliga é o futuro do PSG”, completou.
O comentarista ainda citou como exemplo recente o clássico contra o Olympique de Marselha, disputado na última segunda-feira. O jogo, vencido pelos rivais, perdeu parte da atenção devido à cerimônia da Bola de Ouro, que premiou Dembélé como melhor jogador do mundo.
“Os torcedores do PSG já não sentem a mesma coisa em vencer todo fim de semana. Inclusive, perder para o Marselha já não dói como antes. Esse cansaço matou as rivalidades da nossa liga”, analisou Riolo.
Apesar das críticas, o PSG segue em posição de destaque no Campeonato Francês. A equipe ocupa atualmente a vice-liderança, com os mesmos 12 pontos do líder Monaco, acumulando quatro vitórias em cinco partidas neste início de temporada.