Depois de conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o técnico José Roberto Guimarães já iniciou o processo de renovação da seleção feminina de vôlei. O primeiro desafio será a Liga das Nações de 2025, que começa na próxima quarta-feira (4), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
A estreia do Brasil será contra a República Tcheca, às 17h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV2. A competição servirá como preparação para o Mundial Feminino, marcado para agosto, na Tailândia.
O elenco convocado para o ciclo traz muitas novidades. Entre as 20 jogadoras chamadas para treinar em Saquarema, mais da metade tem 25 anos ou menos. Além disso, seis atletas podem estrear oficialmente pela seleção adulta: Jheovana, Kika, Lyara, Lanna, Marina Sioto e Marcelle.

Para o jogo contra a República Tcheca, José Roberto escalou 14 jogadoras. Macris e Roberta foram confirmadas como levantadoras. Jheovana e Tainara ficarão nas opostas. A linha de ataque terá Aline Segato, Ana Cristina, Julia Bergmann e Helena na ponta de rede. Diana, Julia Kudiess, Lorena e Luzia formarão o grupo das centrais, enquanto Kika e Laís serão as líberos.
A Liga das Nações é uma oportunidade para o treinador testar novas opções e observar o desempenho das atletas mais jovens, que podem ser importantes no ciclo para Los Angeles 2028.
“O mais importante para elas é aproveitar cada momento de treinamento e jogo, sentir o ambiente do Maracanãzinho lotado, a energia da torcida. Muitas delas nunca viveram essa experiência e essa convivência vai ajudar no crescimento delas para o futuro”, afirmou Zé Roberto.