O nonacampeão mundial de surfe Kelly Slater compartilhou um conselho inusitado para surfistas que se depararem com um dos maiores medos no oceano: um tubarão. O americano, considerado uma lenda do esporte, afirmou que a melhor atitude em uma situação como essa é encarar o animal diretamente nos olhos.
— Se você o vir, encare. Não importa o que digam seus instintos, tem que encará-lo nos olhos. Assim que eles percebem que você está olhando, diminuem a velocidade — explicou Slater.
Apesar do conselho, Slater destacou que enfrentar o animal com o olhar deve ser apenas um plano B. Segundo ele, a prioridade sempre deve ser sair da água o mais rápido possível para evitar riscos.
— O mais correto é sair da água. A encarada é uma alternativa quando não há tempo para escapar, completou o surfista aposentado.

A técnica mencionada por Slater não possui respaldo científico, mas o americano diz ter se baseado em observações pessoais ao longo da carreira. A ideia, segundo ele, é impedir que o tubarão veja o humano como uma presa.
— Vi algumas pessoas nadando com tubarões no Havaí, e elas fazem experimentos para provar. Quando remam para longe, o tubarão vem rapidamente. Assim que se viram e encaram o animal, ele desacelera pela metade. Eles estão apenas investigando. Os tubarões limpam o oceano — os animais que se movem lentamente parecem estar morrendo, relatou Slater.