Kelly Slater, considerado o maior surfista de todos os tempos, encerrou sua carreira com onze títulos mundiais da WSL e sabe bem como é a disputa pelo topo do pódio. O americano destacou a rivalidade saudável que existe entre os principais surfistas e ressaltou a força do surfe brasileiro. Nos últimos onze anos, cinco brasileiros conquistaram o título da temporada do Circuito Mundial, sendo que quatro ainda competem: Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira e Yago Dora.
Após a conquista de mais um troféu pelo país, Slater afirmou que todos esses atletas poderiam facilmente estar entre os cinco primeiros do Finals deste ano se Medina estivesse participando, destacando, porém, a intensa competitividade entre eles.
— É curioso porque existe camaradagem entre eles, mas também muita competitividade. Com Medina, Filipe, Italo e Yago juntos no circuito, há uma tensão de rivalidade, mesmo com a amizade. Todos estamos aqui pelo mesmo objetivo: ser campeões mundiais. Se Medina estivesse competindo nesta temporada, facilmente poderiam ter quatro brasileiros no Finals — afirmou Kelly Slater.

O grande campeão da temporada foi Yago Dora, que terminou o ano como número 1 do mundo após vencer Griffin Colapinto na última bateria do Finals. Slater reconheceu o talento e a conquista de Yago, mas admitiu que torcia por outro competidor de longa data.
— Eu teria ficado muito feliz se Jordy Smith tivesse vencido, porque ele compete há muito tempo e não teve uma oportunidade nos últimos anos. Seria especial para ele e para a África do Sul. Mas, dito isso, Yago provou seu valor no Finals. Ele realmente mereceu o título mundial. É ótimo para o Brasil — comentou Slater.