Equipes e pilotos realizaram nesta sexta-feira (20) o último dia dos testes de pré-temporada no Bahrein.
Período da manhã
Charles Leclerc impressionou ao liderar a manhã final de testes de pré-temporada da temporada de Fórmula 1 2026.
O piloto da Ferrari marcou 1min33s689 com pneus C3 na primeira hora de testes, sendo esta a terceira sessão em que Leclerc lidera nas últimas duas semanas.
Além de ser o mais rápido, o monegasco completou a segunda maior quilometragem, com 80 voltas no circuito de Sakhir, incluindo uma simulação completa de corrida no meio da sessão.
Durante a simulação de corrida, ele utilizou pneus médios e duros, no que foi o segundo dia em que a Ferrari utilizou sua asa traseira exclusiva, que possui uma aba superior giratória de 180 graus.
Em termos de classificação geral, Leclerc foi 0s227 mais rápido que o piloto da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, que ficou em segundo.
O jovem de 19 anos também registrou sua volta mais rápida com o C3, mas completou apenas 49 voltas após causar a única bandeira vermelha ao parar entre as curvas 10 e 11 no meio da sessão.
Antonelli sofreu uma perda na pressão pneumática, o que levou a Mercedes a trocar sua unidade de potência, impedindo que o piloto italiano de retornar à pista nos 100 minutos restantes.
O ‘pódio’ foi completado por Oscar Piastri, que ficou 0s663 atrás de Leclerc após registrar sua volta com o C4, completando 66 voltas com a McLaren, ocupando a quarta posição durante a maior parte da manhã.
Em seguida, veio Esteban Ocon, que impressionou pela Haas ao completar a maior quilometragem, com 82 voltas, ficando a menos de dois décimos de segundo de Piastri com o pneu protótipo da Pirelli.
Isack Hadjar completou os cinco primeiros pela Red Bull, a 0s822 de Leclerc, enquanto Pierre Gasly, Arvid Lindblad, Carlos Sainz, Nico Hulkenberg e Sergio Pérez completaram, respectivamente, o top 10.
Na lanterna, ficou Lance Stroll pela Aston Martin, que continuou seu péssimo teste de pré-temporada, completando apenas duas voltas nesta manhã devido à falta de peças em sua unidade de potência Honda.
Isso aconteceu depois que Stroll sofreu um problema no motor na quarta-feira, antes de rodar logo em seguida com o que também pareceu ser uma falha técnica. Fernando Alonso sofreu um problema semelhante na unidade de potência na quinta-feira, então Stroll só voltou à pista nos últimos 15 a 20 minutos da manhã de sexta-feira.

Foto: Joe Portlock/ Getty Images
Período da tarde
Charles Leclerc foi o mais rápido não só do dia como de todo o período no Bahrein, registrando 1min31s992 na sessão após o almoço. Lando Norris e Max Verstappen, que também participaram das últimas quatro horas, completaram o top 3.
Oliver Bearman foi o primeiro a ir para a pista na sessão da tarde, seguido por Lance Stroll que, durante a manhã, fez apenas duas voltas. Passado algum tempo, Verstappen, Carlos Sainz, Arvid Lindblad, George Russell, Valtteri Bottas, Pierre Gasly e Leclerc também saíram dos boxes. Gabriel Bortoleto e Norris foram os últimos a colocarem seus carros na pista.
Passada metade da sessão, a Aston Martin anunciou que havia completado seu treino, encerrando suas atividades da pré-temporada. Com isso, Stroll terminou a sexta-feira com apenas 6 voltas e sem um tempo registrado. Enquanto isso, a marca de Leclerc durante a manhã (1min33s689) continuava imbatível.
O monegasco estava em um excelente dia e não deixou a liderança em nenhum momento, baixando o próprio tempo para 1min33s162. Ele continuou melhorando até o fim da sessão e terminou o dia como o melhor da pré-temporada com 1min31s992.
Gabriel Bortoleto também fez boa sessão, o brasileiro completou 71 voltas no período da tarde, alcançando seu melhor resultado pessoal: 1min33s755s e a sétima colocação geral.
Outro jovem piloto que chamou atenção foi o estreante da Racing Bulls: Lindblad finalizou a sexta-feira tendo completado 165 voltas, quase três GPs do Bahrein (a prova completa tem 57 voltas), o anglo-sueco marcou o tempo de 1min34s149 garantindo a 9ª colocação geral.
Nos últimos minutos, como determinado pela FIA, a bandeira vermelha foi acionada para que todos os pilotos pudessem realizar testes de largada.
A Fórmula 1 encera os períodos de testes de pré-temporada, e volta no dia 6 de março para os treinos livres do GP da Austrália, a primeira etapa da temporada 2026.
Confira a classificação do último dia dos testes de pré-temporada no Bahrein













