Mesmo começando o fim de semana no Circuito de Monte Carlo com um incidente contra Lance Stroll, da Aston Martin, Charles Leclerc não se abalou e fechou a sexta-feira no topo da tabela no primeiro treino livre (TL1) do GP de Mônaco. O piloto da casa anotou a melhor volta em 1m11s964, utilizando pneus macios, superando Max Verstappen e Lando Norris.
Batida com Stroll e punição
O treino foi marcado pela colisão entre Leclerc e Stroll. Após análise, a direção de prova considerou que a culpa foi inteiramente do canadense. Segundo os comissários, a Aston Martin até alertou Stroll sobre a aproximação do carro da Ferrari, mas ele não ouviu. Como punição, Stroll perdeu uma posição no grid de largada para domingo e levou um ponto na superlicença.
Desafio para Gabriel Bortoleto
O brasileiro Gabriel Bortoleto encerrou o treino na 18ª colocação. Ele começou registrando tempos com pneus médios, ficando mais de dois segundos atrás do líder naquele momento. Na parte final da sessão, trocou para pneus macios (faixa vermelha) e conseguiu melhorar, reduzindo a diferença para 1s5, mas ainda sem sair das últimas posições.

Bortoleto também protagonizou um momento tenso com Verstappen, quando ficou lento na frente do holandês da RBR, que precisou desviar bruscamente para evitar a batida.
Sessão recheada de incidentes
Além da batida entre Leclerc e Stroll, o treino teve outros sustos:
Lando Norris raspou o pneu na barreira e escapou da pista na curva 1.
Pierre Gasly reclamou de uma Haas lenta em seu caminho.
Liam Lawson quase bateu em Lewis Hamilton e esbravejou pelo rádio.
Nos minutos finais, Hamilton passou sobre uma lombada após tocar no guard rail, fazendo seu carro literalmente saltar.
Na bandeirada, Bortoleto escapou reto na curva Saint Devote, encerrando a sessão de forma dramática.
Classificação final do TL1 – GP de Mônaco 2024
Posição | Piloto | Equipe | Tempo/Diferença |
---|---|---|---|
1 | Charles Leclerc | Ferrari | 1m11s964 |
2 | Max Verstappen | RBR | +0s163 |
3 | Lando Norris | McLaren | +0s326 |
4 | Alexander Albon | Williams | +0s350 |
5 | Oscar Piastri | McLaren | +0s378 |
6 | George Russell | Mercedes | +0s518 |
7 | Carlos Sainz | Williams | +0s570 |
8 | Pierre Gasly | Alpine | +0s705 |
9 | Lewis Hamilton | Ferrari | +0s726 |
10 | Fernando Alonso | Aston Martin | +0s763 |
11 | Kimi Antonelli | Mercedes | +0s801 |
12 | Nico Hulkenberg | Sauber | +1s015 |
13 | Isack Hadjar | RB | +1s223 |
14 | Yuki Tsunoda | RBR | +1s268 |
15 | Oliver Bearman | Haas | +1s365 |
16 | Esteban Ocon | Haas | +1s430 |
17 | Liam Lawson | RB | +1s465 |
18 | Gabriel Bortoleto | Sauber | +1s506 |
19 | Franco Colapinto | Alpine | +1s856 |
20 | Lance Stroll | Aston Martin | +3s671 |
Disputa intensa desde o início
Nos primeiros minutos, com uma variedade de compostos na pista, Lewis Hamilton liderou utilizando pneus médios. Ele manteve a ponta até o primeiro terço da sessão, quando foi superado por Norris e Piastri, ambos de pneus macios.
Na metade final, Leclerc, com ritmo forte, assumiu a liderança e não largou mais até a bandeirada, consolidando sua posição como favorito neste fim de semana.