Leclerc lidera primeiro treino livre do GP de Mônaco após batida com Stroll; Bortoleto é 18º

-

Mesmo começando o fim de semana no Circuito de Monte Carlo com um incidente contra Lance Stroll, da Aston Martin, Charles Leclerc não se abalou e fechou a sexta-feira no topo da tabela no primeiro treino livre (TL1) do GP de Mônaco. O piloto da casa anotou a melhor volta em 1m11s964, utilizando pneus macios, superando Max Verstappen e Lando Norris.

Batida com Stroll e punição

O treino foi marcado pela colisão entre Leclerc e Stroll. Após análise, a direção de prova considerou que a culpa foi inteiramente do canadense. Segundo os comissários, a Aston Martin até alertou Stroll sobre a aproximação do carro da Ferrari, mas ele não ouviu. Como punição, Stroll perdeu uma posição no grid de largada para domingo e levou um ponto na superlicença.

Desafio para Gabriel Bortoleto

O brasileiro Gabriel Bortoleto encerrou o treino na 18ª colocação. Ele começou registrando tempos com pneus médios, ficando mais de dois segundos atrás do líder naquele momento. Na parte final da sessão, trocou para pneus macios (faixa vermelha) e conseguiu melhorar, reduzindo a diferença para 1s5, mas ainda sem sair das últimas posições.

Foto: David Davies/PA Images via Getty Images

Bortoleto também protagonizou um momento tenso com Verstappen, quando ficou lento na frente do holandês da RBR, que precisou desviar bruscamente para evitar a batida.

Sessão recheada de incidentes

Além da batida entre Leclerc e Stroll, o treino teve outros sustos:

  • Lando Norris raspou o pneu na barreira e escapou da pista na curva 1.

  • Pierre Gasly reclamou de uma Haas lenta em seu caminho.

  • Liam Lawson quase bateu em Lewis Hamilton e esbravejou pelo rádio.

  • Nos minutos finais, Hamilton passou sobre uma lombada após tocar no guard rail, fazendo seu carro literalmente saltar.

  • Na bandeirada, Bortoleto escapou reto na curva Saint Devote, encerrando a sessão de forma dramática.

Classificação final do TL1 – GP de Mônaco 2024

Posição Piloto Equipe Tempo/Diferença
1 Charles Leclerc Ferrari 1m11s964
2 Max Verstappen RBR +0s163
3 Lando Norris McLaren +0s326
4 Alexander Albon Williams +0s350
5 Oscar Piastri McLaren +0s378
6 George Russell Mercedes +0s518
7 Carlos Sainz Williams +0s570
8 Pierre Gasly Alpine +0s705
9 Lewis Hamilton Ferrari +0s726
10 Fernando Alonso Aston Martin +0s763
11 Kimi Antonelli Mercedes +0s801
12 Nico Hulkenberg Sauber +1s015
13 Isack Hadjar RB +1s223
14 Yuki Tsunoda RBR +1s268
15 Oliver Bearman Haas +1s365
16 Esteban Ocon Haas +1s430
17 Liam Lawson RB +1s465
18 Gabriel Bortoleto Sauber +1s506
19 Franco Colapinto Alpine +1s856
20 Lance Stroll Aston Martin +3s671

Disputa intensa desde o início

Nos primeiros minutos, com uma variedade de compostos na pista, Lewis Hamilton liderou utilizando pneus médios. Ele manteve a ponta até o primeiro terço da sessão, quando foi superado por Norris e Piastri, ambos de pneus macios.

Na metade final, Leclerc, com ritmo forte, assumiu a liderança e não largou mais até a bandeirada, consolidando sua posição como favorito neste fim de semana.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...
Sair da versão mobile