terça-feira, 01 de julho De 2025

Luana Silva brilha em Saquarema e fica com o vice na etapa brasileira da WSL

-

O Brasil quase conquistou, neste domingo (29), o segundo título feminino de sua história em etapas do Circuito Mundial de Surfe disputadas em território nacional. A responsável por isso foi Luana Silva, que chegou pela primeira vez à final em Saquarema, mas acabou derrotada pela australiana Molly Picklum, nova líder do ranking da WSL. Com domínio da bateria, Picklum venceu por 15.00 a 9.23. No masculino, o troféu ficou com o norte-americano Cole Houshmand, que superou o compatriota Griffin Colapinto por 16.90 a 14.40 e se tornou o primeiro estrangeiro a vencer em Saquarema desde 2002.

A grande atuação de Luana Silva em Itaúna chamou a atenção da pioneira Andréa Lopes, única brasileira campeã de uma etapa da WSL no país até hoje – feito conquistado em 1999, na Barra da Tijuca. Após a final, Andréa enviou uma mensagem de apoio à jovem atleta:

– Oi, Luana. Estava aqui te assistindo, conectada com você, tentando te passar a energia que senti na minha final. Parabéns. Saquarema foi o lugar em que eu comecei a surfar. Venci na Barra, mas esse é o caminho, menina. Ainda estaremos juntas em alguma oportunidade.

Foto: Alexandre Durão

Para alcançar a segunda final de sua carreira no circuito — a primeira foi em Bells Beach, também com o vice-campeonato —, Luana teve uma trajetória impressionante. Eliminou três campeãs mundiais em sequência: derrotou Caitlin Simmers na repescagem, superou Tyler Wright nas quartas de final e dominou a bateria contra Caroline Marks na semifinal.

O desempenho em Saquarema, que representa o segundo melhor resultado de uma surfista brasileira no país, mantém vivo o sonho de Luana em disputar as Finais da WSL em 2025. A jovem de 21 anos, que herdou uma vaga na elite após a desistência de Stephanie Gilmore, sobreviveu ao corte do meio da temporada e atualmente ocupa a nona colocação no ranking. Para chegar à finalíssima em Cloudbreak, Fiji, no fim de agosto, ela precisa entrar no top 5.

– Estou muito feliz. Queria vencer para vocês, mas cometi muitos erros. Ano que vem, “é nós”. Agradeço a todos pela torcida, pelo carinho, pelo amor. Vamos nessa, porque 2025 não acabou ainda – afirmou Luana, já com o troféu de vice-campeã de Saquarema e enviando uma mensagem para a torcida brasileira.

Luana é, no momento, a única representante do Brasil no feminino. Tatiana Weston-Webb, que vinha sendo presença constante no circuito, decidiu se afastar da temporada para cuidar da saúde mental. Ela participou da etapa de Saquarema como convidada, mas não está mais na corrida por pontos no ranking.

No masculino, Saquarema voltou a sediar uma etapa da elite com resultados surpreendentes. Cole Houshmand fez história ao ser o primeiro estrangeiro a ve

Foto: Alexandre Durão

ncer na cidade desde 2002, quando o australiano Taj Burrow triunfou. Até então, brasileiros haviam vencido as últimas seis edições: Filipe Toledo (2018, 2019 e 2022), Adriano de Souza (2017), Yago Dora (2023) e Italo Ferreira (2024). Em 2025, Miguel Pupo chegou até as semifinais, mas acabou eliminado por Houshmand, que levantou o troféu inédito para os Estados Unidos em solo fluminense.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...