quarta-feira, 23 de julho De 2025

Lucas passará por procedimento no joelho para aliviar dores e acelerar retorno pelo São Paulo

-

O São Paulo comunicou que o atacante Lucas Moura passará, na tarde desta sexta-feira (18), por um procedimento médico no joelho direito, com o objetivo de aliviar sintomas e otimizar seu retorno aos gramados.

O jogador está afastado desde 6 de maio devido a uma lesão no joelho direito, e a expectativa é que ele siga em recuperação até pelo menos 6 de agosto, completando três meses da última contusão.

Segundo nota oficial do clube, Lucas teve agravamento da lesão durante a partida contra o Alianza Lima, em maio — sua última atuação antes de retornar ao departamento médico.

Foto: Erico Leonan / saopaulofc.net

Por conta das dores persistentes que limitam os movimentos do joelho, foi indicada uma intervenção com injeção retrocapsular analgésica e anti-inflamatória guiada por ultrassom, programada para esta sexta-feira.

O médico do São Paulo, Moisés Cohen, explicou:

— Apesar da boa evolução cicatricial e funcional, a persistência da dor motivou a indicação do procedimento para alívio sintomático e melhor preparação para o retorno esportivo.

A lesão original aconteceu em 10 de março, durante a semifinal do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, após um choque do jogador com o gramado. Embora não tenha exigido cirurgia, o problema é complexo e comparado pelo atleta a um impacto semelhante a uma batida de carro.

Desde então, Lucas participou de apenas dois jogos: 25 minutos contra o Fortaleza, no dia 2 de maio, e 29 minutos contra o Alianza Lima, em 6 de maio.

Nota oficial do São Paulo sobre o caso

O atleta sofreu uma lesão ligamentar parcial e estiramento da cápsula na região posterior do joelho direito há cerca de quatro meses. Inicialmente, seguiu protocolo de reabilitação funcional progressiva, com boa evolução nos primeiros dois meses.

Contudo, no jogo contra o Alianza Lima, em 6 de maio, sofreu novo trauma que causou recidiva inflamatória e edema intra-articular, caracterizando uma reinjúria parcial. Foi iniciado novo protocolo de reabilitação, inclusive com uso temporário de imobilizador, com evolução positiva.

Atualmente, exames por ressonância magnética mostram sinais de reorganização tecidual e redução do edema residual. Do ponto de vista funcional, Lucas já recuperou força muscular, mobilidade, controle neuromuscular e tolerância a cargas específicas de treino.

Apesar disso, o atleta ainda sente dor persistente na região posterior do joelho, especialmente durante movimentos de alta exigência, como aceleração rápida, característica importante de seu jogo.

O procedimento médico, conforme detalhado, visa aliviar essa dor para que o retorno ao esporte seja seguro e sustentável, respeitando o tempo biológico de cicatrização, que varia individualmente.

A equipe médica do São Paulo continuará acompanhando a evolução do jogador, com avaliações constantes focadas em performance, segurança e longevidade da carreira de Lucas Moura.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...