Em uma noite inspirada de Luciano, o São Paulo venceu o Corinthians por 2 a 0 neste sábado, no estádio do Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 10 marcou os dois gols da partida ainda no primeiro tempo e foi o grande destaque do clássico. Já o Corinthians teve atuação apagada e praticamente não ofereceu perigo ao rival.
A partida começou equilibrada, mas o Tricolor rapidamente passou a dominar as ações ao explorar com eficiência as jogadas pelos lados do campo. O time de Zubeldía inverteu bem as jogadas e criou superioridade numérica pelos flancos. Aos 15 minutos, Oscar precisou ser substituído com dores nas costas após um choque com Martínez. O São Paulo também se destacou ao pressionar a saída de bola do adversário, dificultando a construção do jogo corintiano.

Aos 25 minutos, o Corinthians teve sua melhor chance no jogo: Memphis Depay lançou Romero na cara do gol, mas o atacante chutou em cima do goleiro Rafael. Pouco depois, o São Paulo marcou os dois gols que definiram a partida. O primeiro veio em bela enfiada de bola de André Silva para Luciano, que finalizou com precisão. O segundo foi construído em uma jogada pelo lado esquerdo: Wendell recebeu nas costas de Félix Torres e cruzou rasteiro para o camisa 10 completar para o fundo das redes.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Dorival Júnior fez três alterações de uma só vez, incluindo a saída de Memphis, discreto na primeira etapa, para a entrada de Gui Negão. No entanto, as mudanças não surtiram efeito. O São Paulo manteve a postura ofensiva no início da etapa final, mas pecava no último passe ou na finalização. Depois dos 10 minutos, o ritmo caiu, e o jogo seguiu morno até os minutos finais, mesmo com novas substituições.
O Corinthians teve dificuldades para criar e só obrigou o goleiro Rafael a duas defesas em todo o jogo, sendo a mais importante uma cabeçada de Raniele já nos acréscimos, dentro da pequena área.

Com a vitória, o São Paulo voltou a vencer no Brasileirão após cinco rodadas e subiu para a 13ª colocação, agora com 16 pontos, se afastando da zona de rebaixamento. Já o Corinthians, que soma 19 pontos e ocupa a 10ª posição, preocupa pela baixa competitividade e fragilidade defensiva, especialmente nas laterais.
O jejum corintiano em clássicos contra o São Paulo chegou a sete partidas. A última vitória do Timão no confronto aconteceu na semifinal da Copa do Brasil de 2023, quando venceu por 2 a 1 na Neo Química Arena, mas acabou eliminado ao perder por 2 a 0 no jogo de volta no Morumbis.
O Tricolor volta a campo na próxima quinta-feira, às 19h, para enfrentar o Juventude, no Alfredo Jaconi. Já o Corinthians recebe o Cruzeiro na quarta-feira, às 19h30, na Neo Química Arena.