terça-feira, 30 de setembro De 2025

Luis Zubeldía é anunciado como novo técnico do Fluminense e chega ao Rio de Janeiro

-

O Fluminense anunciou Luis Zubeldía como seu novo técnico, e o argentino desembarcou no Rio de Janeiro nesta sexta-feira para assumir o comando do clube. O treinador, de 44 anos, assinou contrato até o final de 2026 e chega acompanhado de sua equipe técnica: Maxi Cuberas, Carlos Gruezo, Alejandro Escobar e o preparador físico Lucas Vivas.

— Muito feliz. Agradeço ao presidente e a toda comissão. Estamos aqui para cumprir os objetivos da equipe. O reencontro com Germán (Cano) são essas coisas que te dão vida e experiência. É um prazer voltar a comandá-lo. Eu fui treinador dele quando era reserva no Lanús e nas categorias de base. Isso é o lindo do futebol, que volte a encontrar com gente muito boa — declarou Zubeldía.

A diretoria tricolor trabalha para que o treinador esteja na beira do gramado do Maracanã no próximo domingo, no clássico contra o Botafogo, às 16h. Para isso, seu nome precisa ser publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até a noite desta sexta-feira.

Foto: Giba Perez/ge

Zubeldía seguiu do aeroporto diretamente para o Centro de Treinamento Carlos Castilho, na zona oeste do Rio, onde terá seu primeiro contato com o elenco nesta sexta-feira e comandará o treino às 15h30. No sábado, o técnico definirá o time para tentar encerrar a sequência de oito derrotas do clube no clássico contra o Botafogo.

O argentino é o primeiro técnico estrangeiro do Fluminense em quase 30 anos. O último foi Hugo de León, em 1997, que permaneceu apenas 20 dias no cargo.

Apesar da idade relativamente jovem para a profissão, Zubeldía possui ampla experiência. Começou sua carreira aos 26 anos no Lanús, onde trabalhou com Germán Cano. Após passagens por clubes da Argentina, Equador, México, Colômbia, Paraguai e Espanha — incluindo Barcelona-EQU, Racing, LDU, Santos Laguna, Independiente Medellín, Cerro Porteño e Alavés —, chegou ao Brasil em 2024 para treinar o São Paulo.

No São Paulo, comandou a equipe por quase um ano. Apesar de passar invicto pela fase de grupos da Libertadores em sua primeira temporada, caiu nos pênaltis nas quartas de final contra o Botafogo, que terminou campeão. No Brasileirão, terminou em quinto lugar, garantindo vaga na disputa continental. Em 2025, apesar da boa campanha na Libertadores, deixou o clube durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes após maus resultados no início do Brasileirão.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...