A campanha inesquecível de Luisa Stefani em Wimbledon terminou com um sabor agridoce. Nesta quinta-feira (10), a brasileira se despediu do Grand Slam inglês com o vice-campeonato nas duplas mistas, ao lado do britânico Joe Salisbury. A dupla foi superada na final pela tcheca Katerina Siniakova e pelo holandês Sem Verbeek por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (3) e 7/6 (3), após 2h02min de confronto.
Após a partida, visivelmente emocionada, Luisa falou sobre a experiência marcante:
– Foi minha primeira vez na Quadra Central de Wimbledon. Fizemos uma ótima partida em um torneio incrível. É difícil falar agora. Os últimos anos foram desafiadores por causa das lesões. Sou grata ao meu time, à minha família. Vivemos por momentos como esse. Estou orgulhosa de mim e da nossa campanha. Espero que possamos voltar aqui e conquistar esse título. Joguei meu melhor tênis em muito tempo – declarou.

Mesmo com o revés na decisão, Luisa escreveu um novo capítulo na história do tênis brasileiro. Ela se tornou a primeira mulher nascida no Brasil a disputar uma final em Wimbledon desde 1967, quando Maria Esther Bueno foi vice-campeã nas duplas femininas e mistas. A lendária tenista soma oito títulos no torneio londrino, sendo três em simples.
Entre os homens, Bruno Soares foi vice nas duplas mistas em 2013, e Marcelo Melo conquistou o título nas duplas masculinas em 2017, também em Wimbledon.
Luisa Stefani já possui um título de Grand Slam no currículo. Em 2023, ao lado de Rafael Matos, conquistou o troféu de duplas mistas no Australian Open. Ela é uma das únicas duas brasileiras campeãs de um Major, ao lado de Maria Esther Bueno, que brilhou nas décadas de 1950 e 1960.
Com a conquista de Luisa e Matos, o Brasil soma seis títulos de duplas mistas em Grand Slams. Além deles, Bruno Soares venceu três vezes (US Open 2012 e 2014, Australian Open 2016), Maria Esther triunfou em Roland Garros em 1960, e Thomaz Koch venceu o mesmo torneio em 1975.

Em Wimbledon 2025, Luisa também participou da chave principal de duplas femininas, formando dupla com a húngara Tímea Babos. Elas chegaram às quartas de final, onde foram eliminadas por Katerina Siniakova, mais uma vez, jogando ao lado da americana Taylor Townsend.