Luiz Gustavo em treino no CT do São Paulo — Foto: Anuar Sayed / São Paulo FC

O volante Luiz Gustavo volta para os gramados para reforçar o Tricolor nessa reta final de temporada. O jogador de 38 anos foi afastado em abril de 2025 após ter uma embolia pulmonar, que ocorre quando um coágulo sanguíneo originado nas pernas se desloca pela corrente sanguínea e se aloja nas artérias pulmonares, bloqueando o fluxo de oxigênio.

O jogador já vinha treinando nas últimas semanas com seus companheiros de time, mas com restrições de impacto. Após 5 meses, foi liberado a partir de sábado para não ter mais limitações nos trabalhos no CT da Barra Funda. Seu retorno aos gramados vai depender de sua evolução nos treinos e de suas condições físicas.

O volante não disputa uma partida desde a vitória do Tricolor sobre o Talleres, pela estreia da Conmebol Libertadores, no dia 2 de abril. Desde então, ele vem se recuperando da embolia pulmonar. Na época, o jogador apresentou dores na região torácica e precisou ser internado por três dias.

No dia 15 de setembro, o jogador realizou exame de angiotomografia computadorizada de tórax (exame de diagnóstico por imagem que utiliza tomografia computadorizada para criar imagens detalhadas dos vasos sanguíneos do corpo) e teste de exercícios cardiopulmonares, que comprovaram que ele está apto para voltar às atividades normais.