Manchester City garante vaga na Champions, mas Guardiola admite: “Foi minha pior temporada”

-

A vitória do Manchester City por 2 a 0 sobre o Fulham, na última rodada da Premier League, garantiu a classificação da equipe para a próxima edição da UEFA Champions League. Apesar do alívio, o técnico Pep Guardiola fez questão de destacar que a temporada foi repleta de dificuldades e que o time precisa de ajustes para voltar ao mais alto nível.

“É como um título, por causa dos obstáculos. Quando você continua lutando, termina em 10º, 11º, 12º ou 13º. Este é o destino de muitos times da Premier League quando chega novembro, dezembro ou janeiro e você não consegue mais brigar pelo título, como fizemos por tantos anos. Alguns podem pensar: ‘Não quero lutar de novo, só quero me classificar para a Liga Europa’. Mas nós seguimos competindo, jogando bem, e conseguimos chegar lá” — afirmou Guardiola.

Na reta final do campeonato, o City estava na terceira colocação com 68 pontos, apenas dois à frente de Newcastle, Chelsea e Aston Villa, que brigavam ponto a ponto por uma vaga na Champions. Com a vitória fora de casa, no Craven Cottage, o Manchester chegou a 71 pontos, encerrando a competição na terceira posição — atrás de Arsenal e Liverpool.

Apesar da vaga garantida, Guardiola reconheceu que o desempenho ficou muito abaixo do esperado.

“Terminamos em terceiro, bem próximos do Arsenal, mas a diferença para o Liverpool foi enorme. Precisamos melhorar, e espero que possamos fazer isso” — destacou.

Foto: Reuters

A temporada 2024/25 foi, de fato, a mais desafiadora da carreira de Guardiola. O Manchester City sofreu com uma série de desfalques, especialmente a ausência de Rodri, que ficou fora da maior parte da temporada. Chegou a ter, em novembro, 11 jogadores simultaneamente no departamento médico.

Os impactos foram sentidos dentro de campo. O City perdeu a decisão da Copa da Inglaterra, foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Liga e caiu precocemente nos playoffs das oitavas de final da Champions League. Além disso, acumulou tropeços contra os principais rivais ingleses durante toda a campanha.

Apesar das dificuldades, o time ainda tem um compromisso importante pela frente: a Copa do Mundo de Clubes. O Manchester estreia no Grupo G da primeira fase no dia 18 de junho, contra o Wydad AC, do Marrocos.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...
Sair da versão mobile