Mal no Campeonato Inglês, o Manchester United mostrou sua força na Liga Europa. Com um desempenho dominante, venceu o Athletic Bilbao por 3 a 0 nesta quinta-feira (1º), no Estádio San Mamés, e ficou muito perto de garantir vaga na final da competição — que será disputada exatamente no mesmo palco da partida.
Casemiro e Bruno Fernandes (duas vezes) marcaram os gols que colocaram os ingleses em vantagem no confronto. O United agora pode perder por até dois gols de diferença no jogo da volta, que será realizado na próxima quinta-feira, às 16h (de Brasília), em Old Trafford. Uma vitória do Bilbao por três gols leva o duelo à prorrogação.
Apesar de um início com pressão do time da casa, o Manchester teve um primeiro tempo praticamente perfeito. Casemiro abriu o placar com um bonito gol de cabeça, e o panorama da partida mudou completamente com a expulsão de Vivian, do Bilbao, por um pênalti cometido sem disputar a bola. Bruno Fernandes converteu a cobrança e, já no fim da etapa inicial, marcou um golaço, ampliando para 3 a 0.

Na etapa final, o United administrou a vantagem com maturidade. Embora não tenha balançado as redes novamente, finalizou sete vezes, quatro delas no alvo, e controlou completamente o jogo. O Athletic Bilbao, abatido, não conseguiu reagir nem levou perigo real ao gol de André Onana.
Casemiro, mais uma vez, foi destaque absoluto. Depois de se sobressair nas quartas de final — com um pênalti sofrido e duas assistências no empate épico por 4 a 4 contra o Lyon —, o brasileiro foi decisivo novamente, desta vez com gol, liderança e presença forte na marcação.