No dia 24 de outubro irá iniciar o Mundial de Taekwondo em Wuxi, na China, na categoria até 56kg. Faltando dias para a competição, Maria Clara surpreendeu os brasileiros ao ficar em primeiro no ranking mundial e olímpico, com apenas 22 anos, em uma grande temporada com dois títulos de etapas de Grand Prix. A atualização foi feita nesta quarta-feira (01). Ela acabou subindo posições, desbancando do topo a sul-coreana Kim Yu-jin, atual campeã olímpica.

Em 2023, a atleta ficou em sétimo no ranking para as Olimpíadas de Paris e foi bronze no Mundial da modalidade. No ranking olímpico, Maria Clara aparece com 140,59 pontos, contra 119,20 de Kim. No mundial, a brasileira soma 147,79 pontos e assume a liderança. Com isso, chega ao número 1 do mundo e repete o feito de Natália Falavigna, primeira medalhista olímpica do Brasil no taekwondo.

Nesta temporada, Maria Clara fez história ao ser a primeira brasileira a vencer uma etapa de Grand Prix, conquistando o título em Charlotte (Estados Unidos), em junho. Dois meses depois, em agosto, brilhou de novo e levou o ouro em Muju (Coreia do Sul), superando na final a campeã olímpica Kim Yu-jin.

Além de Maria Clara, confira abaixo as posições dos outros brasileiros no top 10 olímpico:

  • – Edival Pontes – até 68kg masculino

  • – Henrique Marques Rodrigues Fernandes – até 80kg masculino

  • – Giovanni Aubin de Moraes – até 58kg masculino

  • – Milena Titoneli – até 67kg feminino

10º – João Victor Souza Diniz – até 68kg masculino