segunda-feira, 28 de julho De 2025

Max Verstappen recebe licença platina da FIA e se aproxima do sonho nas corridas de endurance e turismo

-

Max Verstappen, piloto da Red Bull na Fórmula 1, nunca escondeu o desejo de participar de corridas de endurance (de longa duração) e turismo. Uma novidade recente o deixa ainda mais próximo de realizar esse sonho: o holandês recebeu da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a licença platina, que o habilita a competir em provas importantes dessas categorias.

Verstappen já manifestou publicamente o interesse em disputar as 24 Horas de Le Mans, uma das corridas mais tradicionais e prestigiadas do automobilismo mundial. Com a nova licença, ele está apto a participar deste evento. Além disso, o documento também permite que Max competa futuramente em campeonatos de renome, como o Mundial de Endurance (WEC) e o IMSA SportsCar.

“Eu apliquei para a licença porque teria que fazer isso de qualquer forma em algum momento, então foi melhor fazer logo. É muito fácil, é só um formulário. Você preenche, paga, e uma semana depois recebe a resposta”, comentou Max antes do GP da Espanha.

No início do mês passado, o tetracampeão testou a Ferrari 296 GT3 da equipe suíça de turismo Emil Frey Racing no circuito de Nürburgring, na Alemanha. Durante o teste, ele usou o nome falso “Franz Hermann”, mas logo foi descoberto, e o pseudônimo viralizou nas redes sociais. Verstappen já havia testado carros desse tipo em outras ocasiões.

Esses testes no circuito alemão, um dos preferidos do piloto, alimentaram especulações sobre uma possível participação nas 24 Horas de Nürburgring ainda este ano. No entanto, é improvável que ele consiga competir nesta temporada, já que precisaria cumprir aulas e provas preparatórias.

Foto: Divulgação

O mesmo vale para as 24 Horas de Le Mans, cuja prova está marcada para o mesmo dia do GP do Canadá de Fórmula 1, em 15 deste mês, o que inviabiliza a participação simultânea.

A paixão de Verstappen por corridas com carros esportivos não é recente. Desde 2022, ele já expressava o desejo de disputar outras categorias após se aposentar da F1.

“Principalmente corridas de longa duração (endurance). A F1 é muito divertida e estou tendo muito sucesso atualmente. Mas quero fazer outras coisas também”, declarou na época.

É importante destacar que todos os pilotos da Fórmula 1 possuem uma superlicença para competir na categoria. No entanto, essa superlicença é diferente da licença de nível platina da FIA que Verstappen recebeu recentemente. Atualmente, apenas cinco outros pilotos do grid possuem essa licença platina: Lando Norris, Fernando Alonso, Franco Colapinto, Lance Stroll e Nico Hülkenberg.

A licença da FIA classifica os pilotos em quatro categorias: bronze, prata, ouro e platina. Brincando, Max disse que esperava receber a categoria bronze, mas acabou ganhando a platina devido à sua superlicença da F1 e ao seu desempenho no mais alto nível do automobilismo.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...