Após caos na classificação, Max Verstappen tira coelho da cartola e garante a segunda pole consecutiva e volta a sonhar com título.
Na manhã deste sábado (20) aconteceu o treino de classificação para o Grande Prêmio do Azerbaijão, nas ruas de Baku, e Max Verstappen garantiu pole position após muito caos. A sessão também ficou marcada pela quebra de um recorde, o de maior número de bandeiras vermelhas em um treino classificatório na história da categoria, 6, superando o GP do Brasil de 2024 e o GP de Imola de 2022 com 5 interrupções cada

.
Como foi a sessão?
Q1: no começo do Q1, após 18 dos 20 pilotos terem feito suas voltas rápidas, Alexander Albon bateu na curva 1, quebrou a sua suspensão dianteira direita, causou a primeira bandeira vermelha e deu adeus às chances de um bom resultado. Logo depois, Nico Hülkenberg bateu na curva 4 e causou a segunda bandeira vermelha. Mais para o final da sessão, Pierre Gasly escapou, também na curva 4, e logo em seguida o seu companheiro de equipe, Franco Colapinto, bateu na mesma e antecipou o fim do Q1 após mais uma, a terceira bandeira vermelha.
Os eliminados foram: Colapinto, Hülkenberg, Ocon, Gasly e Albon.
Q2: logo no início do Q2, o novato Oliver Bearman bateu na saída da curva 2, quebrou sua suspensão traseira esquerda e abandonou a sessão, além de causar a quarta bandeira vermelha da sessão. O destaque negativo ficou para Lewis Hamilton, que após liderar o Treino Livre 2, parecia ter se encontrado, mas acabou ficando no Q2 com a décima segunda colocação. Já o destaque positivo ficou para o brasileiro Gabriel Bortoleto, que conseguiu mais uma vez ficar na frente do seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, e largaram logo atrás de Hamilton.
Os eliminados foram: Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Gabriel Bortoleto, Lance Stroll e Oliver Bearman.
Q3: seguindo a toada das sessões anteriores, o Q3 começou com mais uma batida. Logo após começar a garoar, Charles Leclerc abandonou logo após bater na curva 15, ocasionando a quinta bandeira vermelha. E no momento da batida, apenas 3 pilotos tinham marcado tempo: Carlos Sainz, Liam Lawson e Isack Hadjar. A chuva foi ganhando força e parecia que o piloto da Williams conseguiria largar da ponta. Mas a chuva foi diminuindo, e para atrapalhar os planos do piloto espanhol, Oscar Piastri bateu na curva 3, abandonou o treino e causou a sexta bandeira vermelha, o que deu tempo da pista secar. Após liberarem os pilotos, Lando Norris foi o primeiro a ir para a pista, o que se mostrou uma decisão ruim, visto que o britânico terminou apenas na sétima colocação, e isso abriu espaço para Max Verstappen, que saiu depois e pegou a pista mais seca e cravou a sua sexta pole position na temporada (líder isolado), quase meio segundo do segundo colocado, Carlos Sainz. Liam Lawson e Kimi Antonelli largam na segunda fila.
