McLaren domina treino e Lando Norris conquista a pole inédita em Mônaco

-

Mesmo que a Ferrari tenha tentado repetir a vitória de 2024, quando Charles Leclerc venceu o GP de Mônaco, quem brilhou na classificação deste sábado em Monte Carlo foi a McLaren. Lando Norris garantiu a pole position com uma volta rápida de 1m09s954, superando por poucos centésimos o monegasco da Ferrari. Oscar Piastri completou o pódio do grid, enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto largará em 16º na corrida deste domingo.

Esta é a primeira pole da McLaren em Mônaco desde 2007, ano em que a equipe conquistou uma dobradinha no grid com Fernando Alonso liderando. Para Norris, é a estreia na posição de honra no tradicional circuito de Monte Carlo.

Apesar da Ferrari ter mostrado um ritmo forte durante os treinos livres, a McLaren apresentou maior consistência e conseguiu superar todas as melhores voltas da rival italiana. Max Verstappen, que teve bom desempenho no terceiro treino livre (TL3), não se destacou tanto na classificação. A Red Bull ainda teve o revés da eliminação precoce de Yuki Tsunoda, frustrado com a estratégia, terminando em 12º.

Após o treino, Lewis Hamilton foi penalizado com a perda de três posições no grid por atrapalhar Max Verstappen, em decorrência de um erro de comunicação da Ferrari. Com isso, Verstappen assume o quarto lugar, e Hamilton caiu para sétimo, ficando atrás também de Isack Hadjar e Fernando Alonso.

Outros dois pilotos receberam punições: Lance Stroll perdeu quatro posições no grid após um incidente no treino livre e mais três posições por atrapalhar Pierre Gasly na classificação, largando em 19º. Oliver Bearman recebeu uma penalidade de dez posições por uma ultrapassagem durante bandeira vermelha no treino livre, saindo em 20º.

Foto: Clive Rose/Getty Images

No Q1, Gabriel Bortoleto teve a volta mais lenta inicialmente, mas conseguiu melhorar para 13º com uma nova tentativa nos minutos finais. Porém, acabou eliminado perto da bandeirada ao ser ultrapassado por Hadjar, ficando em 16º.

Resultado da classificação e grid de largada:

  1. Lando Norris (McLaren) – 1m09s954

  2. Charles Leclerc (Ferrari) +0s109

  3. Oscar Piastri (McLaren) +0s175

  4. Max Verstappen (Red Bull) +0s715

  5. Isack Hadjar (Red Bull) +0s969

  6. Fernando Alonso (Aston Martin) +0s970

  7. Lewis Hamilton (Ferrari)* +0s428

  8. Esteban Ocon (Haas) +0s988

  9. Liam Lawson (Red Bull) +1s175

  10. Alexander Albon (Williams) +1s259

  11. Gabriel Bortoleto (Sauber) – eliminado no Q1

*Penalizado com perda de três posições.
**Stroll penalizado com perda de quatro posições.
***Bearman penalizado com perda de dez posições.

A escolha da Fórmula 1 pelo composto de pneus mais macio para a etapa influenciou as estratégias: os médios de 2025 são equivalentes aos macios de 2024, levando equipes como Ferrari, Williams e Aston Martin a apostarem nos médios no Q2. Ferrari e Williams retornaram aos macios para a parte final do treino, enquanto Aston Martin avançou ao Q3 com Fernando Alonso. Esteban Ocon e Alexander Albon também usaram pneus médios no segmento final.

O treino teve duas interrupções por bandeira vermelha, seguindo um fim de semana marcado por muitos incidentes. A primeira ocorreu após a batida de Kimi Antonelli, piloto da Mercedes, e a segunda devido a uma quebra no carro de George Russell, também da Mercedes. Com isso, Russell ficou fora do top 10 pela primeira vez em 2025.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...
Sair da versão mobile