Com ampla vantagem na competição de construtores, um simples resultado positivo em Baku, já garante o campeonato para a “Papaya” com 7 corrida antes do fim da temporada.
A McLaren chega ao GP do Azerbaijão no domingo (21) com chances reais de título no campeonato de construtores. A pontuação da Mclaren é de 617, seguida por Ferrari com 280 pontos.
Desta forma a equipe inglesa pode adiar em 7 corridas o título do campeonato de construtores e quebrar um recorde pertencente a Red Bull, que venceu com 6 corridas de vantagem em 2023.
Quebra do Jejum

No ano passado a “Papaya” precisou esperar até a última corrida para encerrar um jejum de 26 anos, já que não venciam desde 1998. Após quebrar o Jejum, a McLaren foi soberana neste campeonato e encaminha tudo para o Décimo título do campeonato de construtores.
Como anda o campeonato:

McLaren Lidera com 617 pontos, contra a vice-líder Ferrari com 280, seguida por Mercedes com 260 e Red Bull com 239. Desta forma a vantagem sobre o segundo colocado é 337. Restam apenas oito etapas para o fim da temporada, contando com Azerbaijão. Tendo em jogo 389 pontos disponíveis na disputa: cinco finais de semana no modelo tradicional com 43 pontos e três etapas com sprint com 58 pontos em jogo.
A Ferrari ainda pode sonhar em alcançar a McLaren?
Pode, porém isso seria torcer para o impossível. A diferença entre as duas equipes é de 337 pontos e para a equipe italiana alcançar a inglesa, só com uma queda brusca e sem explicação da “Papaya”.
O que a Mclaren precisa para ser campeã em Baku?

Se a McLaren mantiver uma diferença igual ou superior a 346 pontos sobre a Ferrari, título garantido no Azerbaijão. A equipe precisa superar os italianos por 9 pontos. Um cenário onde a dupla de pilotos conquiste a vitória e completem com segundo ou terceiro lugar, a McLaren conquistará o título independente do que aconteça com Ferrari.
Mercedes e Red Bull não incomodam?
Mesmo estando tecnicamente na disputa, as chances quase nulas. A Mercedes está 357 pontos atrás dos ingleses seria necessário descontar pelo menos 12 pontospara seguirem vivos. Já a Red Bull está a 378 pontos sendo necessário descontar 33 pontos neste domingo, algo bastante improvável, levando em consideração a dominância geral da McLaren.
Caso o troféu não venha nas ruas de Baku, em Singapura que é a próxima etapa, a McLaren terá uma nova oportunidade de tentar. Mas pelos desempenhos tudo indica que a festa inglesa e o domínio laranja tenham início no Azerbaijão.