O GP do Azerbaijão deste domingo foi marcado por dificuldades para a McLaren no Circuito de Baku. O australiano Oscar Piastri se envolveu em um acidente já na largada da corrida, após um fim de semana cheio de imprevistos, enquanto Lando Norris teve desempenho discreto e pontuou apenas em sétimo lugar.
Piastri, que havia sofrido uma batida na classificação de sábado, chamou o erro na largada de “bobo e simples” e fez uma autocrítica sobre o fim de semana complicado.
– Se eu sentisse que a minha cabeça estava em um estado de espírito completamente diferente, seria mais fácil explicar, e também seria um problema para corrigir. Mas este fim de semana foi como qualquer outro. Infelizmente, houve muitos erros do início ao fim, todas as sessões foram confusas. Reparar isso é a prioridade para o futuro – declarou Piastri, após a prova.

Apesar de bom ritmo nos treinos livres, Piastri enfrentou dificuldades no circuito estreito e veloz de Baku, combinado com ventos fortes. No Q3, o piloto bateu sem registrar tempo válido, repetindo a sina de outros rivais. Na corrida, largou em 9º lugar, queimou a largada e acabou acionando a bandeira amarela ao passar reto na primeira curva.
– Certamente não foi o meu melhor momento. Eu simplesmente antecipei demais a largada. Foi um erro bobo e simples, na verdade: não antecipei o ar sujo da maneira que deveria, entrei na curva muito rápido e foi isso. O nível de aderência era baixo, mas eu deveria saber disso. Simplesmente não tomei as decisões certas no momento certo – disse ele, tentando explicar o incidente.
Enquanto isso, Lando Norris também teve um domingo complicado. Apesar de largar em sétimo, caiu para 9º e ainda foi prejudicado por um pit stop lento de 4 segundos. Mesmo assim, conseguiu recuperar posições e terminou a corrida na 7ª colocação, garantindo pontos para a equipe.

Os resultados do GP adiaron a definição do título de construtores, possivelmente em favor da McLaren, para o GP de Singapura. No Mundial de pilotos, Norris reduziu a diferença para Piastri na vice-liderança de 31 para 25 pontos.
O chefe da equipe, Andrea Stella, minimizou o impacto do acidente de Piastri, destacando sua consistência e considerando o fim de semana em Baku como um episódio isolado.
– A classificação de ontem não foi boa e hoje não conseguimos melhorar a situação. Na verdade, pioramos ainda mais as coisas com o acidente em que Oscar se envolveu. Foram erros atípicos de Oscar. Mas esperamos que todos tenham se acumulado neste evento e que agora tenhamos tranquilidade para o resto da temporada. Ele é provavelmente o piloto mais sólido e consistente, torcemos para que tenha sido um evento isolado para ele.