Kauan Basile permanece no Santos diante da pressão do Athletico-PR

Kauan Basile, de 13 anos, renova contrato até 2028 e segue prioridade do clube

510
Kauan Basile fica no Santos após interesse do Athletico-PR Foto: Reinaldo Campos/ Santos F.C

O Santos conseguiu contornar o impasse envolvendo o estafe de Kauan Basile, de 13 anos, e garantiu a permanência do jovem atacante, que tinha negociações avançadas com o Athletico-PR.

Na noite desta segunda-feira (5), o presidente Marcelo Teixeira se reuniu com os pais do atleta, e as partes assinaram um contrato de formação, assegurando o novo vínculo com o clube. Revelação das categorias de base, o Menino da Vila chegou a receber proposta do time paranaense, mas optou por seguir no Peixe após o acordo com a diretoria.

A relação entre o estafe de Kauan Basile e o Santos passou por momentos de desgaste. Familiares manifestaram insatisfação com a ausência de um plano esportivo específico para o atleta, além de críticas à infraestrutura e às condições dos campos de treinamento. Paralelamente, houve a ruptura do vínculo com a NR Sports, ligada à família de Neymar, e passou a ter sua carreira gerida pelo banco BMG.

A ligação comercial entre o BMG e o Athletico-PR abriu caminho para conversas sobre uma possível transferência. Durante passagem pelo Paraná, a família visitou o CT do Caju, se impressionou com a estrutura e passou a avaliar novos rumos para o futuro do atleta.

Durante a reunião, os pais de Kauan Basile desabafaram sobre a situação, e o Santos se comprometeu a oferecer atenção especial ao jovem. O clube também enxerga no atleta grande potencial de marketing, podendo projetar a imagem dos Meninos da Vila pelo Brasil e pelo mundo.

Em razão do ocorrido, na segunda-feira o Santos comunicou no grupo do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro que não pretende negociar Kauan Basile e que seu contrato de formação permanece válido até 3 de março de 2028.

”A base do Santos é alicerçada sobre confiança, trabalho e família. Hoje, oficializamos o contrato de formação de Kauan Basile ao lado de seus pais. Formar atletas, fortalecer famílias e transformar vidas sempre foi uma prioridade em todas as nossas gestões”, publicou o presidente Marcelo Teixeira em suas redes sociais após a firmação do novo vinculo.

Kauan Basile é uma das promessas da base
(Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

Segundo informações publicadas pelo LANCE e confirmadas pela UNIÃO SPORTS RÁDIO, o Santos estuda apontar um possível aliciamento de atletas em formação por parte do Athletico-PR. Em situações anteriores, clubes como Palmeiras, Corinthians, São Paulo e o próprio Santos já haviam solicitado à Federação Paulista de Futebol (FPF) que o time paranaense não participasse da Copinha, principal vitrine das categorias de base do país.

Nos bastidores, dirigentes avaliam que as condutas do Furacão podem violar o código de ética do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro, criado em 2012 para regulamentar e proteger a formação de jovens atletas.