Pelo terceiro ano consecutivo, o Chicago Bulls foi eliminado no play-in da NBA — e, pela terceira vez, o carrasco foi o mesmo: o Miami Heat. Jogando no United Center, em Chicago, os donos da casa não foram páreo para a equipe da Flórida, que venceu por 109 a 90 nesta quarta-feira (16). Com o resultado, o Heat avança à rodada final do play-in da Conferência Leste, onde enfrentará o Atlanta Hawks pela última vaga nos playoffs.
O destaque absoluto da noite foi Tyler Herro, cestinha do jogo com 38 pontos. Andrew Wiggins (20 pontos), Bam Adebayo (15) e Davion Mitchell (15) também se destacaram pelo lado do Miami. Já pelos Bulls, Josh Giddey foi o principal nome, com um duplo-duplo de 25 pontos e 10 rebotes. Coby White (17 pontos) e Nikola Vucevic (16) também contribuíram, mas não evitaram a derrota.
Mesmo atuando fora de casa, o Heat dominou a partida desde o início. Com um primeiro quarto arrasador — vencido por 39 a 25 — o trio Herro, Wiggins e Adebayo ditou o ritmo. No segundo período, o panorama seguiu o mesmo, e o Miami foi para o intervalo com uma confortável vantagem: 71 a 47.

Na volta para o terceiro quarto, os Bulls esboçaram uma reação com boas jogadas de Coby White e Vucevic, reduzindo a diferença para 15 pontos (78 a 63). Porém, o técnico Erik Spoelstra pediu tempo, reorganizou o time, e o Heat voltou a controlar o jogo, encerrando o período com 88 a 74 no placar.
No último quarto, o Chicago ainda tentou manter o sonho vivo. Giddey chegou a diminuir a diferença para 90 a 77, e Horton-Tucker colocou os Bulls a 13 pontos do empate. No entanto, Mitchell respondeu com uma bola de três, e o Heat voltou a dominar as ações. A equipe administrou a vantagem nos minutos finais até sacramentar a vitória por 109 a 90.
Agora, o Miami Heat enfrenta o Atlanta Hawks, nesta sexta-feira (18), em jogo único. Quem vencer avança para os playoffs e encara o Cleveland Cavaliers na primeira rodada, em série melhor de sete jogos.