O Minas saiu na frente na série melhor de três contra o Osasco nas semifinais da Superliga Feminina de Vôlei. Empurrado por mais de 3 mil torcedores na Arena UniBH, o time mineiro venceu por 3 sets a 0 nesta quarta-feira, com parciais de 28/26, 25/22 e 25/14, e ficou a um passo da decisão. A vitória, no entanto, veio com um susto: a oposta Kisy, principal destaque da equipe na temporada, deixou a quadra lesionada e virou preocupação para a sequência da competição.
Kisy vinha sendo o grande nome do Minas no jogo, com 12 pontos marcados nas duas primeiras parciais. No início do terceiro set, porém, sentiu dores na parte posterior da coxa durante um rali e precisou ser substituída por Amanda. Abalada, a jogadora chorou no banco e ainda será avaliada para saber se poderá atuar nas próximas partidas.
Com a ausência da oposta, a ponteira dominicana Yonkaira Peña assumiu a responsabilidade ofensiva. Com sete pontos só no terceiro set, comandou o time na reta final e foi premiada com o Troféu Viva Vôlei como melhor jogadora da partida. Pelo lado do Osasco, Natália foi a maior pontuadora, com 17 acertos.

O primeiro set foi o mais equilibrado da noite, com as equipes disputando ponto a ponto. O Minas abriu vantagem com boa sequência de saques de Kisy, mas viu Osasco reagir. Ainda assim, fechou a parcial em 28 a 26. Embalada pela vitória, a equipe mineira se manteve à frente no segundo set, apesar dos erros no contra-ataque. Osasco tentou equilibrar o jogo com as entradas de Kenya e Polina Rahimova, mas não conseguiu evitar a derrota por 25 a 22.
No terceiro set, sem Kisy em quadra, Peña brilhou e assumiu a responsabilidade. Osasco, por sua vez, não conseguiu manter o ritmo e teve dificuldades na recepção. O Minas aproveitou o bom momento e fechou com autoridade: 25 a 14.
Com o resultado, o Minas lidera a série por 1 a 0 e pode garantir a vaga na final na próxima segunda-feira (21), às 21h, no Ginásio José Liberatti, em Osasco. Caso o time paulista vença, haverá um terceiro e decisivo confronto no dia 25, novamente em Belo Horizonte.